O Audiovisual é uma área grandiosa e moderna da comunicação, com profissionais aptos a atuar em todos os cargos necessários para a criação e execução de conteúdos em áudio e vídeo.
Ao longo dos anos, o mercado de Audiovisual não apenas evoluiu sua tecnologia, mas também as demandas para produções de conteúdos, abrangendo desde grandes projetos para o cinema e televisão até a concepção de postagens em formatos rápidos e simples para plataformas digitais.
Conheça mais acerca das principais atribuições que um profissional em Audiovisual exerce com excelência em sua profissão!
No Audiovisual, um roteirista é o autor responsável por ambos formatos ficcionais e não ficcionais de projetos. Na ficção, ele elabora sinopses, argumentos e roteiros de histórias, incluindo o desenvolvimento de personagens e seus diálogos, o tempo e local em que se passa a narrativa, e até estabelece seus conflitos e pontos-de-virada.
Já no formato de não ficção, ele roteiriza programas de entretenimento como reality show, educativo-culturais, jornalísticos e publicitários, e também redige provas de games, textos de promoções, GCs e falas de apresentadores.
O produtor é responsável por toda a organização de uma criação de conteúdo no Audiovisual, estabelecendo os cronogramas de trabalho e todas suas etapas de realização, realizando agendamentos de gravações e transmissões ao vivo, e ordenando o transporte de equipamentos e de equipes.
Outras responsabilidades de um produtor incluem: obtenção de autorizações (uso de espaço, voz e imagem) dos convidados para projetos, condução de pesquisas em acervos e arquivos, e seleção de trechos destinados para a edição final.
Um diretor artístico na área de Audiovisual é o principal supervisor de todos os programas da produtora ou emissora. As responsabilidades de um profissional nesta área abrangem: acompanhamento do processo de seleção de artistas, apresentadores, influenciadores e diretores; definição do conceito e as identidades (sonora e visual) de conteúdos publicados; e cobrar sobre projetos, incluindo suas criatividades, excelências técnicas e resultados de audiência.
O principal objetivo de um diretor de programação em Audiovisual se resume a analisar índices de audiência e pesquisas, como a definição final de estratégias para suas programações, a aprovação de roteiros para programas e suas peças de divulgação e, por fim, a supervisão dos resultados de profissionais da área de programação, que mantêm a emissora no ar.
Um diretor de programa é o maior responsável pela execução dos programas gravados e ao vivo da emissora, assumindo o cargo de liderança e motivação completa de sua equipe.
Algumas de suas responsabilidades incluem: a determinação de funções aos profissionais envolvidos na produção, garantia que as tarefas sejam realizadas com eficiência e entregues dentro do prazo, e realizar a aprovação final de roteiros e materiais editados.
O profissional do cargo se compromete completamente sobre a utilização de imagens e efeitos ao longo de gravações ou transmissões de programas audiovisuais.
Os principais funções de um diretor de imagens se resume a orientar os operadores para o posicionamento, enquadramento, movimento, ângulo e foco de câmeras, e verificar a qualidade dos materiais utilizados, incluindo o ajuste de entrada de luz, brilho e cor.
O diretor de fotografia em um projeto Audiovisual é o principal responsável pela sua estética visual, o que requere a dominação de equipamentos de iluminação, definição de enquadramentos, movimentos e ângulos de câmera para a tradução do roteiro em imagens.
Além disso, um diretor de fotografia define equipamentos de captação de imagem e iluminação, e orienta seus posicionamentos ideias para uma execução de trabalho bem-sucedida.
Um profissional nessa função garante que a estética artística de um programa está coordenada. Isto inclui a curadoria de figurino, maquiagem e cenografia, e a decisão final da paleta de cores do programa, providenciando harmonia e coerência entre cenário, objetos de cena, vestimentas e maquiagem de personagens e apresentadores.
Ao longo de uma produção Audiovisual, o produtor executivo se responsabiliza pela supervisão de todos gastos financeiros necessários para a realização das obras, como a organização de orçamentos e prestações de contas, negociações com o diretor de programa sobre as viabilidades financeiras de cada pauta, e até oficializar parcerias.
O editor assume um papel crucial para que diversos setores de um projeto sejam bem-sucedidos, sendo o responsável por não apenas organizar e inserir arquivos de áudio e vídeo em softwares, mas também pela estruturação dos produtos finais na ilha de edição, e o ritmo da gravação ou transmissão.
Com a graduação em Audiovisual da Faculdade Cásper Líbero, você aprende a atuar em todos os cargos e suas atribuições com o auxílio de professores renomados, aulas imersivas e atividades práticas em estúdios Full HD e 4K, tornando-se um profissional exemplar e preparado para o mercado de trabalho.