Realizado nos dias 4 e 5 de junho, o Fórum Brasil de Televisão 2014 apresentou debates acerca da realidade do meio televisivo em um cenário marcado pela nova regulamentação da TV por assinatura, pela concorrência da TV com as mídias digitais e pelo salto nos mecanismos de fomento e incentivo à produção.

Gaya Machado, professora da disciplina produção de televisão no curso de rádio, TV e internet da Faculdade Cásper Líbero, participou do principal evento independente sobre a produção televisiva no Brasil e concedeu breve entrevista sobre a presença no fórum: “Foi uma excelente oportunidade de entrar em contato com produtores independentes e executivos de emissoras, e conhecer cases de sucesso em produções para a TV, com diferentes formatos e linguagens a fim de compreender as atuais demandas do mercado com relação à capacitação dos profissionais de produção.”.

A professora comentou ainda sobre a importância da constante atualização docente, já que a participação em debates sobre temas contemporâneos contribui para que a realidade do mercado seja compartilhada também em sala de aula. Desta forma, segundo ela, é possível orientar os alunos para que “estejam aptos a ingressar no meio audiovisual com todos os requisitos necessários para atuarem como profissionais completos.”.