INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Os efeitos da pandemia da Covid-19 pressionaram as organizações a expressarem, mais efetivamente, sua responsabilidade social frente ao municiamento da sociedade no combate ao coronavírus. A Comunicação Pública frente a participação e integração social, bem como a função social do profissional de RP e sua capacidade de gerar valor para vida das pessoas mesmo em tempos de crise, nunca foram tão importantes e tão cobradas e, assim, olhando criticamente para esse cenário, entende-se a importância de uma discussão sobre as Políticas Públicas de Saúde e o papel das Relações Públicas frente à saúde pública.

Com o objetivo de evidenciar o quanto a atividade de RP pode contribuir para uma escuta mais atenta e dialógica no momento da formulação e da comunicação de políticas públicas na área da saúde pública no Brasil, o evento contou com a participação da Profa. Dra. Devani Salomão de Moura Reis, Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira, Profa. Dra. Ana Lucia Novelli e do Prof. Ms. Thiago Passaro.

Com isso, para além das visões negacionistas, fakenews e dos processos de politização das questões relacionadas com a pandemia da Covid-19, a perspectiva das relações públicas no campo da comunicação pública foi apresentada pelos professores convidados que discutiram a relevância da comunicação integrada para o sucesso de campanhas e projetos de interesse público e social.

Também estiveram presentes o Prof. Dr. Welington Andrade, Diretor da Faculdade Cásper Líbero e o Prof. Mestre-doutorando Sergio Andreucci Jr., Coordenador do Curso de Relações, além da Profa. Dra. Ágatha Camargo Paraventi, Moderadora do Chat e da Sessão de Perguntas da transmissão ao vivo.

O momento de explanação teórico-metodológica acerca das mais diversas temáticas da intersecção da comunicação com a saúde pública, teve início com a Professora Dra. Devani Salomão de Moura Reis, que abordou o tema “Avaliação da Comunicação de Política Pública sobre Alimentação Saudável”.

“No meu caminho de estudos sobre políticas públicas e comunicação pública, tenho visto que aprendi muitas coisas, e uma delas é essa oportunidade de estar aqui ouvindo os demais parceiros e aprendendo bastante, pois cada dia é um novo aprendizado! Acredito que nós devemos ter sempre a intenção de ter um diálogo, saber ouvir, entender o que o outro que está nos passando, ouvir é uma arte porque se você procurar entender o que o outro fala, não só com as palavras mas com as suas expressões faciais, emoções e com as suas convicções, você pensará no bem coletivo, onde as relações interpessoais tem que ser muito valorizadas pois elas vão se ampliar como ondas e devemos ter a humildade de saber que temos que aprender com a diversidade e, como já foi dito aqui, nos colocarmos à disposição, de doarmos também tempo para aqueles que precisam do tempo de ouvir, do tempo de ensinar, do tempo de colaborar, porque assim, eu acho que teremos uma sociedade mais justa”.

Devani Salomão de Moura Reis

Profa. Dra. Devani Salomão

 

Na sequência, “Participação Social e Comunicação Dialógica” foi abordado pela Professora Dra. Maria José da Costa Oliveira.

“Nós estamos vivendo tempos que exigem mais solidariedade e é nesse sentido de buscar essa solidariedade, essa é a escuta atenta que a Devani destacou também, acredito que esses novos tempos são provocativos para que a gente passe a analisar, refletir e tentar cada vez mais se comprometer com essa coerência entre a ética e a estética, eu vejo muito isso como o papel da área de relações públicas e de todas as áreas da comunicação, o compromisso profissional, o compromisso do cidadão, o cidadão não está desassociado do profissional. Tem uma frase de um autor chamado Antônio de Andrade que ele fala o seguinte:  “a tecnologia ela não é boa nem má, a sua utilização é que lhe dá sentido ético” e eu transponho isso para a comunicação, a comunicação em si não é boa nem má, é a sua utilização que lhe dá o sentido ético, nós temos a obrigação como profissionais de dar sentido ético à comunicação, de ajudar a educar a sociedade para esse sentido ético, a comunicação é elemento natural do ser humano, mas esse aspecto da ética tem que ser um compromisso nosso. Temos o papel de estabelecer pontes, onde muitas vezes a gente vai ter que buscar superar desafios, mas, estamos diante de uma sociedade com muita intolerância, com muita falta de escutar o outro, todo mundo quer falar mas a gente não quer ouvir e nós estamos vivendo quase que uma Torre de Babel, em que todos falam e poucos escutam, então está na hora do profissional assumir a responsabilidade por criar essas pontes, para que as pessoas possam passar, para que elas possam construir junto”. 

Maria José da Costa Oliveira

Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira

 

Posteriormente, a Professora Dra. Ana Lucia Novelli, abordou o tema da Aula Magna com uma explanação sobre “Redes Sociais, Saúde e Alimentação”.

“As redes sociais hoje se configuram como um dos nossos principais espaços de fala. Ela entrou na vida de todos pela mão dos aparelhos celulares e se tornou um espaço de comunicação que, como profissionais de comunicação, não podemos simplesmente fingir que não existe. Mas como todo e qualquer meio de comunicação, as redes sociais devem ser recheadas de conteúdo responsável e eu acho que de alguma forma a gente ainda precisa aprender a lidar com esta nova mídia. Há uma pedagogia a ser cumprida para que a gente entregue o conteúdo produzido de uma maneira positiva, preservando a saúde e a alimentação saudável. Assim, a gente não estimula a multiplicação de fake news, e contribui efetivamente para que a sociedade possa se tornar muito mais compreensiva em relação às questões de saúde pública”.

Ana Lucia Novelli

Profa. Dra. Ana Lúcia Novelli

 

O Professor Mestre-doutorando Thiago Passaro encerrou o ciclo de explanações com o tema “Comunicação Integrada e Multimídia para a Saúde”.

“Desejo que a gente possa continuar juntos, fazendo uma comunicação pública e de saúde para todos, para todas e para todes, para que todo mundo tenha acesso à informações de qualidade e que participem, pois bem como já foi dito, a comunicação não é só a transmissão de informação, é para que todo mundo tenha a participação e seja uma comunicação efetivamente dialógica.  Fazendo uma paráfrase da Professora Sônia Regina Bertol em que ela fala que “a informação por si só ela não é suficiente para transformar hábitos de saúde, mas ela é chave no processo comunicativo para que a gente possa sim melhorar a qualidade de vida das pessoas”, e essa informação quando ela é participativa e leva em conta as realidades locais, ela coloca em evidência as necessidades da população, ou seja,  quando a gente respeita as diferenças, a gente pode ter resultados mais eficazes e, também, a questão da Comunicação Integrada de Multimídia que é muito importante a gente, às vezes, sair da nossa caixinha, ampliar os nossos olhares e trabalhar em conjunto, é sobre unir diversas plataformas e ter uma comunicação combinada, em que as estratégias sejam combinadas para serem mais efetivas”.

Thiago Passaro

Prof. Me. Thiago Passaro

 

Debates sobre o tema

Durante a sessão de perguntas e respostas, os convidados responderam a questionamentos previamente gravados por alunos que representaram os quatro anos do Curso. Entretanto, o chat da transmissão ao vivo no YouTube mantinha-se movimentado com muitas perguntas de alunos e professores de RP da Cásper, alunos da ECA/USP, Fapcom, Anhembi Morumbi, UNIP, Mackenzie, FMU, entre outras instituições, além dos egressos, profissionais do mercado, da academia e das entidades de classe, reunindo pessoas de várias regiões do país.

Questionamentos sobre acesso e inclusão da população em temas de interesse público, formulação de políticas públicas, telemedicina e aplicativos, relacionamento entre médicos e pacientes, humanização dos atendimentos, combate às fakenews entre outros, contribuíram para o debate, fazendo com que os convidados pudessem complementar suas explanações e o conteúdo fosse enriquecido durante a troca com os futuros profissionais da área.

“Ótima iniciativa da Cásper! A escolha e qualidade dos convidados não se discute. Os temas apresentados foram ótimos. Parabéns a todos e aos colegas expositores”

Antonio Carlos Lago, Presidente do Conrerp6 de Brasília. 

 

Alunos, professores e equipe organizadora do evento relataram que estavam positivamente impactados com as falas de todos os convidados, se emocionaram e tiveram uma experiência muito rica de aprendizagem e todo esse sentimento foi compartilhado no chat da transmissão ao vivo, onde a audiência alimentou o diálogo no decorrer da discussão:  

​“É importante para os alunos a compreensão dos conceitos de Comunicação de Risco e Comunicação de Crise. No país estamos habituados com a Comunicação de Crise, mas pouco com a Comunicação de Riscos, tão importantes, principalmente na saúde”

Daniel Zimmermann (Professor)

 

“Muito obrigado por essa aula inspiradora Profa. Dra. Maria José! RP consciente da sua função social e do seu compromisso de gerar valor para a vida das pessoas, democraticamente, mesmo com desafios! ​Obrigado por nos trazer a importância das relações dialógicas e do papel do RP frente à cidadania participante dentro desse contexto de saúde pública tão relevante nos dias de hoje, sou seu fã!”

Vitor Dumont (Aluno)

 

“Com toda certeza a estratégia da comunicação, e a audiência devem guiar nossa atuação no contexto em que estamos inseridos, sem dúvida! Precisamos sempre pensar no impacto que temos sobre esse públicos, e como podemos gerar valor para elas, mais fundamentalmente no digital. ​Muito obrigada, Mestres! A aula foi muito pertinente e importante para o momento que estamos passando!”

Tais Schiavi (Aluna)

 

​“Muito bem tratada a questão da acessibilidade principalmente pela disparidade da pobreza. Ainda temos muitas mudanças e integrações de meios de comunicação para a um relacionamento mais igualitário. Saber ouvir e ter tempo são os maiores desafios e virtudes. Muito obrigado pelas aulas de vida e de ensinamentos fundamentais para nós como futuros profissionais de RP”

Gabriel Cury (Aluno e Repórter da #AulaMagnaRP21)

 

​“Muito obrigada, professores, Mestres e @Faculdade Cásper Líbero e principalmente pela oportunidade em poder ter participado dessa aula incrível, onde tivemos ótimos conhecimentos”

Luanna D’ Oliveira Rodrigues (Aluna)

 

​“Excelente evento, muito obrigada pela aula!! Gratidão a todos os convidados e professores, por uma aula tão rica em conhecimento, e que como uma aluna com uma longa jornada pela frente, o evento só teve a agregar!”

Isabella Lacreta (Aluna)

previous arrow
next arrow
 
previous arrow
next arrow

 

Mas o evento não acabou por aí

No momento que se deu por encerrada a transmissão ao vivo no YouTube, o time de repórteres entrou em ação e preparou uma série de matérias, episódio de podcast, conversas super divertidas e descontraídas, para cobrir os bastidores e os melhores momentos do evento no @casperdiem_ perfil laboratorial no Instagram do Curso de RP.

Ao ser questionada pelo #LabRP sobre sua experiência como repórter da Aula Magna, a aluna Giovanna Bagio (4RPA) disse que “tudo tem um acaso e sem dúvida esse acaso me trouxe até a Aula Magna desse ano. A energia do Thiago Passaro me contagiou e me alegrou nessa última semana. Foi desafiador por ter sido convidada para o ‘Time de Repórteres da #AulaMagnaRP21’ praticamente 24h antes do evento, em função de uma desistência. Foi mais uma grande experiência que a Cásper me proporcionou. Faço um agradecimento em especial a Professora Ethel Pereira que desenvolve esses projetos e sempre acredita nos alunos, e claro acreditou em mim desde o primeiro evento em que fui Mestre de Cerimônias. Minha sincera palavra é gratidão!”.

Além disso, foram coletados depoimentos dos convidados, professores e alunos envolvidos no evento, como a Prof. Dra. Ana Lucia Novelli, que em entrevista disse que “a Cásper Líbero tem tradição de promover eventos com uma qualidade infinita e a gente sabe que a escola, para entrar em uma proposta dessa, traria uma qualidade de discussão e de debate, mas quero destacar principalmente a pertinência do tema”.

Já a Profa. Dra. Else Lemos acrescentou que “o evento contribuiu muito para uma reflexão ética, crítica e cidadã para os profissionais e futuros de relações públicas, uma vez que esta aula nos possibilitou uma reflexão profunda de uma área de comunicação pública e coletiva, nós como profissionais de comunicação e relações públicas temos uma tremenda responsabilidade quando trata-se de saúde pública, além disso a aula nos mostrou um compromisso com a sociedade e com o próximo, um pilar de responsabilidade social como ação e não apenas no discurso, isso implica na dedicação do tempo e conhecimento que devemos buscar”.

Na sequência, foi a vez da Lara Oliveira (2RPA) compartilhar que a sua vontade de participar do evento surgiu depois da sua participação na organização da Recepção aos Calouros 2021 e, após gravar alguns vídeos para a apresentação do Show de Talentos dos Veteranos, viu a oportunidade de ser Mestre de Cerimônias da Aula Magna como um novo desafio que a tiraria ainda mais da zona de conforto, se permitindo experimentar novas coisas. Lara ainda completou dizendo que gostou muito do perfil dos quatro convidados, “me identifiquei especialmente com as Professoras Devani e Ana Lucia, porque os temas que elas abordaram foram os que mais chamaram a atenção, por estarem relacionados à saúde e alimentação, áreas que me interessam bastante, principalmente pela intersecção entre comunicação e alimentação”.

A transmissão ao vivo da Aula Magna alcançou o número de 287 participantes simultâneos, e já conta com quase 1.300 visualizações no canal do YouTube da Cásper. Além disso, a “Pesquisa de Avaliação e Satisfação do Evento”, obteve 49 respostas e, mesmo indicando alguns pontos fracos como problemas técnicos com o áudio, qualidade da transmissão e conexão, a pesquisa apresentou muitos elogios, contando com 100% de avaliações positivas que enalteceram, principalmente, a importância da interação ao vivo, bem como a escolha do tema e dos convidados. 

Quer conferir a Aula Magna de Relações Públicas 2021 na íntegra? O evento completo está disponível no Youtube da Cásper: