INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

A Biblioteca da Faculdade Cásper Líbero fez uma seleção de filmes e livros sobre mulheres.

Exposta na Biblioteca até o final do mês de março, a exposição foi criada com o intuito de divulgar o acervo e sugerir o empréstimo.

Confira as listas completas:

 

Lista de filmes

A Dama de Ferro – Phyllida Lloyd
Cinebiografia de Margaret Thatcher, ex-primeira ministra britânica, que retrata desde a sua infância até o período mais impopular do seu governo.

A Excêntrica família de Antônia – Marleen Gorris
Aos 90 anos, no seu último dia de vida, matriarca relembra sua vida, incluindo as gerações de personagens excêntricos como um filósofo pessimista, a filha lésbica, uma netinha superdotada, o padre herege e uma amiga que adora procriar.

A Mulher faz o Homem – Frank Capra
Jefferson Smith é um humilde chefe de escoteiros do interior que é convidado a se tornar senador dos Estados Unidos em Washington. Ao chegar lá, ele conhece a bela Saunders, que vai tentar ajudá-lo pelos caminhos do senado.

A Rosa Púrpura do Cairo – Woody Allen
Durante a Grande Depressão Americana, mulher trabalha como garçonete para sustentar o marido alcoólatra. Ela se refugia de sua realidade no cinema, onde assiste a sessões seguidas de seus filmes favoritos. Durante uma de suas fugas, seu herói das telas sai do filme e lhe oferece uma nova vida.

Amor sem fronteiras – Martin Campbell
Uma socialite americana que mora em Londres se une aos esforços humanitários de um médico em países devastados pela guerra

Anastácia: a princesa esquecida-  Anatole Litvak
Com a revolução russa em 1917, o Czar Nicolau II e sua família foram capturados e executados, mas segundo rumores, sua filha mais nova Anastácia havia sobrevivido e vivia na Europa. Anos depois, um ex-general russo, que vive de um empreendimento fraudulento envolvendo a herança real, precisa provar aos seus investidores a existência da princesa, e se utiliza de uma mulher perturbada e sem identidade para assumir o papel de Anastácia.

Anésia: um vôo no tempo – Ludmila Ferolla
Aos 93 anos de idade, plenamente lúcida e com uma memória impressionante, Anésia Pinheiro Machado, pioneira da aviação brasileira, nos conta sua história de ousadia, coragem e determinação. Soma-se à narrativa, farto material de arquivo, reconstituições de época, depoimentos e cenas aéreas que nos conduzem à uma viagem pelo século XX. O filme mostra a relação de admiração e respeito mútuo entre Anésia e Alberto Santos-Dumont.

Anna e o Rei – Andy Tennant
Em 1860, a professora inglesa Anna Leonowens, viúva, viaja até o Sião para ser tutora dos 58 filhos do Rei Mongkut. Aos poucos, ela se envolve nos casos do Rei, como o plano de uma concubina e uma guerra orquestrada pela Inglaterra. Divergências, choque de culturas e até o início de um romance marcam o relacionamento entre Anna e Mongkut.

Antônia: o filme – Tata Amaral
Quatro amigas que vivem na periferia de São Paulo tentam conquistar o sucesso formando um conjunto de música. Apesar do sonho das meninas começar a virar realidade, elas lidam com a realidade de um cotidiano de violência, machismo e pobreza.

As Horas – Stephen Daldry
Virgínia Woolf luta contra a insanidade enquanto escreve seu primeiro grande romance, “A Senhora Dalloway”. A dona de casa Laura Brown, de Los Angeles, nos anos 40 e a editora Clarissa Vaughan, nos dias de hoje, em New York enfrentam situações diferentes entrelaçadas pelo livro que Virgínia escreveu.

Casa de Areia – Andrucha Waddington
Após a morte do marido em um acidente, uma mulher grávida e sua mãe lutam para sobreviver no rigoroso deserto do nordeste brasileiro com a ajuda de um morador local.

Chiquinha Gonzaga: Minisérie – Jaime Monjardim
Inspirada na obra de Chiquinha Gonzaga, a série conta a história dessa musicista revolucionária que marcou a história da música no Brasil, e desafiou os padrões sociais de sua época.

Chocolate – Lasse Hallström
Jovem mãe solteira chega a pequena cidade da França com sua filha de seis anos e abre uma loja de chocolates exatamente em frente à igreja local. A população não a vê com bons olhos, mas aos poucos começa a desfrutar de seus maravilhosos produtos.

Coisa de mulher – Eliana Fonseca
Uma comédia sobre a história de cinco mulheres: Catarina, que está cansada de seu relacionamento; Mônica, que sonha em se casar virgem; Mayara, que deseja ser mãe; Dora, a divorciada; e Graça, que busca sucesso profissional.

Coisas que você pode dizer só de olhar para ela- Rodrigo García
Explorando momentos íntimos de vidas específicas, o filme mostra histórias – basicamente sobre mulheres e suas angústias, desejos e solidão – que no curso de alguns dias serão entremeadas, corroídas, enriquecidas e alteradas para sempre.

Divã: o filme – José Alvarenga Jr
Mercedes é uma mulher madura, recém-separada, apaixonada pelos filhos e pelas artes plásticas. Após algum
tempo afastada da terapia, ela decide voltar a fazer análise em busca de novas respostas para seus questionamentos.

Elizabeth – Shekhar Kapur
No século XVII, a Inglaterra passa por um período conturbado, marcado pela repressão aos protestantes e as intrigas no poder. Quando Mery I morre, Elizabeth, filha de Henrique VIII e Ana Bolena, sobe ao trono, decidida a sacrificar sua vida pessoal para enfrentar as conspirações e traições que ameaçam seu reinado.

Em nome de Deus – Peter Mullan
Baseado em fatos reais, essa é a história de três jovens mulheres que são mandadas para um convento por seus familiares, para “pagar por seus pecados”.

Erin Brockovich: uma mulher de talento – Steven Soderbergh
Divorciada e com três filhos para criar, Erin começa a trabalhar em escritório de advocacia. Organizando os arquivos, descobre que uma companhia vem poluindo a água de uma pequena cidade. Ela decide investigar por conta própria para processar a companhia.

Gravidade – Afonso Cuarón
Dra. Ryan Stone e o astronauta Matt Kowalsky trabalham juntos para sobreviver depois que um acidente os deixa completamente à deriva no espaço, sem ligação com a Terra e sem esperança de resgate.

Hannah Arendt:i deias que chocaram o mundo – Margarethe von Trotta
Biografia da filósofa e cientista política alemã Hannah Arendt, focada em seu relato do julgamento do tenente-coronel nazista Adolf Eichmann, por crimes de guerra.

Lili Marlene- Rainer Werner Fassbinder
O cineasta alemão utiliza a história da mais popular canção da Segunda Guerra Mundial – Lili Marlene – para construir uma alegoria sobre as intrincadas relações entre a arte, o amor e o poder na Alemanha nazista.

Malu Mulher: minissérie – Daniel Filho
Malu Mulher foi um grande sucesso da TV. O seriado exibido entre maio de 1979 e dezembro de 1980 marcou o início da década de 80, trazendo para a televisão questões polêmicas e novas visões sobre a mulher, a família e a sociedade.

Memorial de Maria Moura: minissérie – Roberto Farias
Interior do Brasil, século XIX: família, honra, terra. Estas eram as três únicas razões da vida de uma mulher da época. Maria Moura perdeu todos esses motivos. Mas não se deu por vencida: preferiu pegar em armas e ir atrás dos seus sonhos e de suas terras. À luta de Maria Moura, somam-se a tragédia do amor proibido entre o padre José Maria e a beata Bela e da paixão corajosa da submissa Marialva com o trapezista Valentim.

Menina de Ouro – Clint Eastwood
Frankie Dunn é um agenciador e treinador de grandes boxeadores que, apesar de não aceitar treinar mulheres, acaba cedendo à insistência de Maggie Fitzgerald, que sonha em construir uma carreira no boxe.

Notas sobre um escândalo – Richard Eyre
Barbara Covett, é uma professora de escola estadual, que vive sem amigos. A vida da veterana começa a mudar quando a nova professora de artes, Sheba Hart, é contratada. A amizade que aflora, logo se torna uma ameaça para Sheba. Barbara quer revelar o maior segredo de Sheba: o relacionamento proibido que a professora de artes tem com um aluno de 15 anos.

Nunca sem minha filha  – Brian Gilbert
Casada com médico iraniano, a americana Betty acompanha o marido numa viagem a sua terra natal. Lá chegando, porém, ele decide ficar e ela descobre que sob o islamismo, deve obedecer piamente a tudo. Só lhe resta arranjar um meio de, junto com a filha, fugir de volta para os EUA.

O fabuloso destino de Amélie Poulain – Jean-Pierre Jeunet
Amélie vive em Paris, em seu mundinho particular. Trabalha como garçonete em um pequeno café e mora em um apartamento alugado. Porém, sua vida sofre uma transformação no dia em que descobre, em seu apartamento, uma antiga caixa cheia de objetos infantis. Empolgada, a missão de encontrar seu dono e essa jornada irá conduzi-la a um mundo novo e cheio de aventuras.

Olga- Jayme Monjardim
O filme narra a história da militante alemã Olga Benário, que se apaixonou pelo líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.

Orgulho e Preconceito – Joe Wright
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet – Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty – foram criadas por uma mãe que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai.

Persepolis – Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud

Conta a história de uma jovem iraniana muito precoce e sincera. Durante a Revolução Islâmica, ela começa a descobrir que está chegando à maturidade e deve lidar com mais responsabilidades, não só de seus atos, mas no modo de pensar. Animação baseada nos quadrinhos de Marjane Satrapi.

Persona (quando duas mulheres pecam) – Ingmar Bergman

Uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e emudece. Para se recuperar, parte para uma casa de campo, sob os cuidados de uma enfermeira, que a admira e tenta compreender a razão de seu silêncio. Isoladas, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional.

Quando voam as cegonhas – Mikhail Kalatazov
Um casal separado pela guerra e a esperança da mulher de voltar a encontrar seu amado. Esta produção sobre a guerra é um dos marcos da história do cinema soviético. Um filme considerado uma obra primorosa na URSS, que obteve grande sucesso internacional.

Que horas ela volta? Anna Muylaert
A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.

Rosa Luxemburgo – Margarithe von Trota
A vida da pensadora polonesa marxista Rosa Luxemburgo, seu envolvimento com o movimento revolucionário alemão, o confinamento e seu assassinato pela repressão.

Silkwood – Mike Nichols
Funcionária de uma fábrica de peças para usina atômica denuncia publicamente casos de contaminação entre operários. A denúncia deflagra uma inesperada reação da empresa e de elementos do governo.

Uma aventura na Áfirca – John Huston
Durante a Primeira Guerra, na África, soldados alemães matam irmão de missionária. Sozinha e sem amparo, só resta à mulher seguir viagem no barco de Charlie Allnut, rude mercenário americano.

Violeta foi para o céu – Andrés Wood
Retrato da famosa pintora, escultora, poeta e cantora chilena Violeta Parra, considerada a fundadora da música popular chilena e mais importante folclorista do Chile, apresentando seus trabalhos, memórias, amores e sentimentos. O filme traça a evolução da vida e carreira de Violeta Parra, da infância humilde ao reconhecimento internacional.

Volver – Pedro Almodóvar
Ao saberem da morte da tia, Raimunda, sua filha Paula e a irmã Sole retornam à sua cidade natal no interior da Espanha. Suas vidas são transformadas quando o fantasma da mãe morta aparece para ajudá-las a resolver questões do passado.

Zuzu Angel – Sergio Rezende
Em meio a ditadura, Zuzu Angel era uma estilista de sucesso que conquistava o mundo com o seu talento, até que seu filho Stuart desapareceu nas mãos dos militares.

 

Lista de livros

A condição humana  – Hannah Arendt
Relata o desenvolvimento histórico do conceito de existência humana da Grécia Antiga à Europa Moderna e tem como objetivo discutir as possibilidades da vita ativa no mundo moderno. Define as três atividades humanas – labor, trabalho e ação – e os quatro campos possíveis para sua atuação: o político, o social, o público e o privado.

A estrutura da bolha de sabão Lygia Fagundes Telles
Coletânea de oito contos que abordam o universo feminino, a realidade da mulher e sua busca por emancipação. Possui um enfoque intimista e psicológico que alterna descrição objetiva, discurso indireto livre e fluxo de consciência, enfocando a relação entre personagem e mundo.

A face oculta de Eva Nawal El Saadawi
Busca levantar a imagem da mulher árabe, passando por aspectos políticos, sociais e religiosos e enfatizando a luta das mulheres por autonomia. Por meio de depoimentos e entrevistas, a obra retrata camponesas, trabalhadoras urbanas, estudantes, professoras, profissionais liberais e doutoras.

A história do mundo pela mulher Rosalind Miles
Questionando a ausência de mulheres em estudos históricos, busca divulgar a abrangência e a significação da contribuição das mulheres para o desenvolvimento da humanidade e as diversas realizações femininas nos
âmbitos público e privado.

A mulher brasileira e sua luta sociais e políticas: 1850-1937 – June Hahner
Investiga as atividades pelos direitos da mulher e do movimento sufragista no Brasil de 1850 a 1937, a partir de estudo de matérias em jornais da época. A mulher que escreveu a bíblia Moacyr Scliar. Em uma terapia de vidas passadas, uma mulher descobre que, há três mil anos, foi a única esposa letrada do rei Salomão e que recebeu a incumbência de escrever a história da humanidade e do povo judeu. Pelos olhos dessa mulher brilhante, percorre-se a vida cotidiana de Jerusalém.

A mulher virtual: a virtualização da mulher nos meios de comunicação – Maria Goretti Pedrosa
Aborda a representação simbólica da imagem da mulher na propaganda e no cinema apontando os seus diversificados papéis no decorrer de três momentos históricos: revolução industrial, idade moderna e sociedade pós-industrial.

A paixão segundo – G.H. Clarice Lispector
Depois de despedir sua empregada doméstica, G.H. decide fazer uma faxina no quarto de serviço. No quarto arrumado depara-se com uma barata e G.H. sente a necessidade de não apenas matá-la, mas também prová-la.

A teus pés –  Ana Cristina Cesar
No conjunto de poemas curtos, prosa, páginas de diário e correspondências, retrata vivências e impressões da poeta. Os textos buscam desconstruir e construir o cotidiano, aproximando autora e leitor por meio da sensação de intimidade gerada pela fragmentação dos textos.

As divas no Brasil Evânio Alves
Traça o perfil de mais de 80 personalidades femininas do cinema, música, teatro, dança, entre outros, que visitaram o Brasil entre os anos 1885 e 2000. Além de breve biografia, aponta aspectos históricos, sociais e políticos da época em que passaram pelo país e o impacto de suas passagens.

Chéri  – Colette
Paris, início do século XX. Léa, uma cortesã aposentada, mantém um romance com o jovem Chéri, filho de sua rival, acreditando se tratar apenas de um relacionamento sexual. A situação muda quando Chéri, pressionado pela mãe, aceita se casar com uma mulher rica. Só então o casal percebe o sentimento que os unia.

Cisnes selvagens – Jung Chang
Conta a história de três gerações de mulheres de uma família que viveu o regime chinês e o maoísmo. A história se inicia quando a avó de Jung Chang é oferecida pelo pai como concubina de um poderoso militar. Depois acompanha a história de sua filha que viveu a ocupação japonesa na Manchúria, o governo do Kuomintang, a queda de Chang Kai-chek, a guerra civil e a vitória de Mao Tsé- Tung. Mais tarde é a vez de Jung Chang relatar os eventos que levaram à Revolução cultural.

Diante da dor dos outros – Susan Sontag
Discute como imagens podem fomentar a violência ou nos tornar insensíveis a partir da história da representação da dor. Apresenta desde a pintura de Goya e fotografias dos campos de extermínio nazistas, até imagens de Serra Leoa, Ruanda, Israel, Palestina e de Nova York no dia 11 de setembro de 2001.

Diário de Anne Frank – Anne Frank
Anne Frank é uma adolescente judia que foi obrigada a se esconder em um porão com mais sete pessoas durante a ocupação nazista em Amsterdã. Em seu diário registrou o cotidiano do grupo de 1942 a 1944, os horrores da Segunda Guerra Mundial e as inquietações e preocupações da adolescente.

Figuras do feminino: na canção de Chico Buarque – Adelia Bezerra De Meneses
Estuda a representação da mulher na canção de Chico Buarque e sua relação com o imaginário feminino nas pinturas de Di Cavalcanti, Ismael Nery, Vicente do Rego Monteiro, Volpi, entre outros. Frankenstein Mary Shelley
O estudante de medicina, Victor Frankenstein, ambicionava criar um ser ideal. Instigado a entender a origem da vida e os mistérios da morte, resolve dar vida à sua criação, com o objetivo de mostrar seu potencial no meio científico. Ao constatar que deu origem a uma criatura monstruosa, decide abandoná-la.

História das mulheres no Brasil – Mary Del Priore
Aborda a história das mulheres desde os primórdios da colonização do Brasil até recentes movimentos sociais em que mulheres brasileiras estiveram envolvidas. Os textos voltam-se para mulheres de diferentes camadas e em diferentes regiões e espaços sociais.

Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira –  Dulcilia Schoeder Buitoni
Analisa a representação da mulher na imprensa feminina brasileira, mostrando qual ideologia foi transmitida em mais de um século e em que medida a imprensa, como fator cultural, difundiu conteúdos que influíram na formação da consciência da mulher brasileira.

Mulher: uma trajetória épica: esboço histórico – da antiguidade aos nossos dias Zuleika Alambert
Questionando que ao longo do tempo a história das mulheres foi escrita por homens, a autora busca reconta-la de forma simples com o objetivo de desfazer mentiras, destacar a luta pela emancipação feminina e o papel da mulher nos avanços da humanidade.

Mulheres jornalistas : a grande invasão – Regina Helena de Ramos
Descreve a participação feminina na imprensa, sobretudo paulista, a partir da década de 70. Por meio dos depoimentos de cerca de 70 jornalistas, retrata a trajetória destas mulheres em sua luta para se afirmar no meio do jornalismo.

Mulheres que foram para à luta armada  – Luiz Maklouf Carvalho
Por meio de entrevistas e extensa pesquisa, conta fragmentos das histórias de militantes de organizações guerrilheiras nos anos 60 e 70. Explora temas como amores, inimizades, traições, tortura, assassinatos, detalhes das ações armadas, entre outros.

O Deus das pequenas coisas – Arundhati Roy
Conta a história de três gerações de uma família do sul da Índia que se dispersa pelo mundo e se reencontra anos depois em sua terra natal. Girando em torno da separação dos gêmeos Estha e Rahel, é uma narrativa permeada pelo realismo mágico e feita pelas pequenas histórias dos personagens da família.

O feminino nos contos de fada  – Marie Louise Von Franz
Analisa o papel dos contos de fada no imaginário coletivo. A partir de seu estudo, busca compreender a psique e o comportamento humano e oferecer uma nova abordagem sobre a psicologia.

O morro dos ventos uivantes – Emily Brontë
Resgatado das ruas, Heathcliff é levado para a fazenda dos Earnsahw. Criados como irmãos, Heathcliff se apaixona por Catherine. Tempos depois, quando descobre que ela irá se casar, foge, disposto a fazer fortuna e retornar para conquista-la.

O preço da sedução: do espartilho ao silicone Itaú Cultural
Exposição realizada pelo Itaú Cultural com a proposta de mostrar a transformação do ideal de beleza feminina da segunda metade do século XIX até os dias de hoje. Tratando a beleza como uma construção social, mostra como o padrão de beleza foi criado e refletido pela arte, publicidade, cinema, moda, entre outros.

Rebecca: uma mulher inesquecível – Daphne Du Maurier
Jovem insegura e de origem humilde é pedida em casamento pelo rico viúvo Mr. de Winter. Ao se mudar para sua mansão, a jovem se sente oprimida pela memória de Rebecca, a falecida esposa de seu marido. A história adquire então contornos de tensão e suspense quando a nova Mrs. de Winter começa a investigar o passado de Rebecca.

Ser mulher: o desafio – Tiny Machado de Campos
Investiga aspectos da sociedade patriarcal e as mudanças de comportamento feminino que retiraram a mulher de posição subalterna. Tem por objetivo analisar a luta da mulher por independência econômica e avaliar as
consequências dessas transformações.

Só para mulheres: concelhos, receitas e segredos – Clarice Lispector
Coletânea de publicações de Clarice Lispector para colunas femininas de periódicos, como Correio da Manhã e Diário da Noite. Retrato das décadas de 50 e 60, aborda temas relacionados ao amor, maternidade, beleza e vida doméstica.