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Foto: Toshio Yamasaki

O Brasil ganhou 90 leões no Festival de Cannes, no total foram 10 leões de Ouro, 22 de Prata e 58 de Bronze. O trabalho que mais se destacou e que ganhou Bronze em Integrated Lions foi Possibilidades infinitas, da AlmapBBDO para Getty Image, ele ganhou oito prêmios, entre eles Ouro e Prata em Print & Publishing Lions, Bronze em Direct, Prata em Digital Craft e Ouro e Prata em Outdoor Lions.

O brasileiro Anselmo Ramos também esteve no palco do Palais para receber o Grand Prix for Good do Lions Health 2016. O trabalho MACMA: Man boobs for boobs, criado pela agência David da Argentina, mostra os procedimentos que as mulheres devem fazer para detectar o câncer de mama. Para não ter nenhum problema com a exposição dos seios femininos nas redes sociais, um homem foi colocado a frente de uma mulher que faz a demonstração. Foi muito aclamado pelo público na cerimônia de premiação. Um trabalho simples, de baixo orçamento, mas com uma grande ideia. A David é uma agência do grupo Ogilvy, criada recentemente pelo criativo Anselmo Ramos, tem sede em Miami, São Paulo e Buenos Aires.

Os seminários
A exemplo dos anos anteriores, muitas celebridades passaram pelo Festival a convite das grandes agências. Entre elas, o mágico David Copperfield que fez alguns truques no palco e falou sobre o uso da mágica na propaganda.

Anna Wintor, a poderosa editora da revista Vogue americana, falou sobre o momento da criatividade e lembrou do grande conselho que recebeu de Ralph Lauren no início de sua carreira, quando ela perguntou qual era o segredo do sucesso: “ Bem, o ponto é, você não precisa ser tão quente e você não precisa ser tão fria. Você tem que ser parte da conversa, parte da cultura como a Coca Cola e a Nike. ” E finalizou “Se você está perseguindo a última tendência muito rápido ou se ficar muito atrás, há um risco de não conseguir o que busca. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio”.

O ator Will Smith, se destacou no palco pela sua simpatia e falou que qualquer grande trabalho de arte, mídia, entretenimento ou produto requer um grande trabalho de storytelling se você quer que as pessoas acreditem em você.

O cantor Iggy Pop surpreendeu o público falando que gostava de propaganda, mas hoje dá um “skip” sempre que elas surgem no Youtube e até falou como ele faria as propagandas se fosse um publicitário.

A atriz Gwyneth Paltrow não veio falar sobre a sua carreira, mas da sua multimilionária marca de lifestyle, a Goop. Ela acredita que para uma marcar ter sucesso precisa ter dois “os” no meio do nome, como Google e Facebook.

A indústria cinematográfica esteve representada pelos diretores Oliver Stone e Alejandro Iñárritu. Eles falaram como a indústria cinematográfica e a indústria da comunicação de marketing podem se unir, diversificar canais e procurar novas maneiras de se comunicar com o público.

A Unilever apresentou suas estratégias baseada em 3 “i” – indivíduos, influenciadores e impacto e mostrou várias campanhas que estão indo nesta linha.

Mudanças na sociedade
A palestra mais emocionante do Festival foi a de Madonna Badger, ela abriu o seminário contando que passou por um grande trauma, sua casa pegou fogo e morreram suas 3 filhas pequenas e os pais, só ela sobreviveu e neste dia prometeu a si mesma, que iria lutar pela igualdade de gêneros, pelo respeito as mulheres. Um legado para as suas filhas que se foram.

Ela luta contra o uso da mulher como objeto na propaganda e promove uma campanha com a hashtag #WomenNotObjetcts. O assunto foi tratado por outras palestrantes como a Cindy Gallop que tuitou comentando o anúncio da AlmapBBDO que se envolveu em uma polêmica. Algumas pessoas não gostaram do conteúdo da mensagem transmitida pela peça publicitária. A Bayer divulgou um comunicado dizendo que não tinha autorizado a agência a veicular a peça publicitária que ganhou Bronze no Festival. A confusão gerou um mal-estar e a AlmapBBDO abdicou do leão.

Tecnologia
Kevin Kelly, editor da revista Wired, falou do seu novo livro que apresenta 12 forças tecnológicas que vão dominar o mundo. Ele destacou 2 delas, Inteligência Artificial e Realidade Virtual, pois prevê um futuro com muitos robôs, mas ressalta que o homem terá um papel muito importante ao lado destas máquinas.

O case do jornal New York Times mostra que no futuro com a tecnologia de Realidade Virtual será possível levar os leitores para dentro da notícia, em colaboração com o Google e outras marcas eles apresentaram o dia-a-dia de refugiados onde você pode acompanhar através da realidade virtual em 360º, um pouco o que estas pessoas vivem.

Em outra palestra, a Realidade Virtual foi apontada como a grande revolução, comparável ao que a fotografia foi para o jornalismo há 100 anos atrás. Este case Ganhou Grand Prix em Móbile e Intertenment.

A Samsung montou um stand de VR (Realidade Virtual) para o público experimentar esta nova tecnologia. As pessoas eram convidadas a sentar e colocar os óculos de VR e andavam numa montanha russa. O efeito é fantástico.

Ainda falando de tecnologia, Sir John Hegarty, um dos fundadores da BBH de Londres alertou o cuidado que se deve ter para a ideia não ficar refém da tecnologia, fez uma analogia com a guitarra. Quem inventou a guitarra foi Les Paul, mas quem tocou foi Jimi Hendrix.

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Foto: Toshio Yamasaki


Marcello Serpa

O Festival de Cannes prestou uma homenagem ao brasileiro Marcello Serpa, ex-sócio e diretor de criação da AlmapBBDO. Ele foi entrevistado pelo CEO do Festival Philip Thomas, e recebeu o Lion de St. Mark, um prêmio dado a indivíduos que fizeram contribuição significativa e marcante para a criatividade da nossa indústria. Ao longo da entrevista, Serpa falou que chegou a um ponto onde ele não queria mais deixar de viver grandes momentos com a família e que também vem perdendo o entusiasmo pela indústria da propaganda.

Fonte: Propmark, Bluebus e CCSP