Por Isabela Luz, da equipe de assessoria da Fundação Cásper Líbero

Nesta segunda-feira (1), a Faculdade Cásper Líbero recebeu o repórter, jornalista e escritor Caco Barcellos para mediar a Aula Magna voltada aos alunos do curso de Jornalismo. Destaque do programa “Profissão Repórter“, Caco compartilhou suas experiências dentro do Jornalismo Investigativo e da construção de reportagens. A aula ainda contou com a presença da jornalista Mônica Pinheiro, que atuou como chefe de reportagens do Profissão Repórter por 10 anos.

Durante a palestra, Caco ressaltou a importância dos jornalistas brasileiros terem consciência da realidade socioeconômica do país e aplicarem esse olhar em suas matérias. Para isso, classificou a imersão como o mecanismo-chave da apuração jornalística – onde o repórter deve ter o contato ativo com as histórias que irão ser contadas, a partir de seus próprios sentidos. “Notícia é o que está na rua.” – explica o jornalista.

Caco e Mônica Pinheiro também discutiram o trabalho jornalístico do “Profissão Repórter“. O programa da rede Globo conta com reportagens feitas por todo o território brasileiro e, neste ano, completa 18 anos de transmissão. Ao longo dos episódios, os telespectadores não têm contato apenas com as matérias em si, mas também com os bastidores da notícia e os desafios da reportagem.

O bate-papo ainda abordou as transformações do jornalismo em meio ao cenário atual de disseminação de notícias falsas. Para Caco Barcellos, a reportagem é uma belíssima arma para combater as fake news. Os repórteres devem provar que cada palavra dos depoimentos e de sua apuração são verídicas, antes de deixar aquela informação pública.

Por fim, Caco Barcellos compartilhou pontos importantes para aqueles que desejam ingressar no Jornalismo Investigativo:

“Primeiro, é ter a certeza de que você está na profissão certa. Quem gosta da profissão, vai fazer bom uso dela. Sempre desviar daqueles que querem te impedir de contar a história que você está convencido de que é uma história importante. E ouvindo sempre o outro, que faz com que você tenha força para dar relevância para a história que você vai contar.”

Caco Barcellos_Foto Julia Bomfim

(Foto: Julia Bomfim)