INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

A primeira edição do Café Filosófico em 2014 teve como tema a sustentabilidade e responsabilidade social. O Café, realizado na quarta-feira, 26 de março, contou com os professores Chico Nunes e Silvio Henrique Vieira Barbosa. Antes de dar início ao debate, o professor Chico explicou a ausência de duas convidadas, a professora Cilene Victor da Silva e Maria Aparecida Pereira por motivos pessoais.

Como a maioria dos presentes no evento eram alunos do primeiro ano, Chico apresentou o Café Filosófico, explicou que é um evento aberto para a comunidade e pediu ajuda para dinamizar os próximos Cafés Filosóficos e pensar em temas que possam gerar ações.

Sustentabilidade e responsabilidade social são temas recorrentes nas últimas décadas e Silvio  explicou que esses dois termos podem ser abarcados por uma só palavra: cidadania. De acordo com ele, falar em responsabilidade social é pensar em sociedade e não em ações de grupos específicos: “Isso nos leva a pensar se as ações de responsabilidade social de grandes empresas são sérias, ou apenas jogada de marketing”, completou.

Silvio ainda citou o documentário inglês Trashed sobre a redução de lixo na Inglaterra, mas eles propõe exemplos ingênuos na visão do professor, pois a conscientização geral deve passar por um processo governamental e essa conscientização depende do governo para que ele faça as fábricas se adaptarem às alternativas sustentáveis e ecológicas.

Além disso foram abordados temas como recursos energéticos, as obras faraônicas de energia que nos restaram de herança da época da ditadura militar, a importância da mídia na divulgação de possíveis ações sustentáveis e numa tentativa de diminuir o consumo exagerado e a produção de resíduos.

Silvio explica que além de cobrar do governo ações de responsabilidade social, a população também deveria se mexer, sendo assim, uma aluna questionou o que pode ser feito para potencializar as ações individuais. Segundo o professor, essa é uma das funções da internet, que permite a transmissão de informações importantes.

Quando questionado por outra aluna sobre a possibilidade de conciliar um crescimento econômico com sustentabilidade, o professor relembrou que o surto de desenvolvimento no Brasil se deu no período da ditadura militar, mais especificamente na década de 1970 e foi um desenvolvimento sem muita preocupação ambiental. Até hoje, muitos condomínios em São Paulo chegam a lugares antes da rede de esgotos, e acabam jogando seus resíduos em córregos e rios da metrópole.

Seguindo a tradição do Café Filosófico, o professor Chico sorteou alguns livros para os presentes antes do encerramento do evento.