Por Isabela Luz, da equipe de assessoria da Fundação Cásper Líbero

Entre os dias 15 e 24 de fevereiro, ocorreu a semana de recepção aos calouros da Faculdade Cásper Líbero, com atividades para integrar os novos alunos à graduação. No decorrer desse período, o coletivo Cásper Social promoveu o Trote Solidário e arrecadou 85 kg de alimentos, a partir de doações feitas pelos alunos.

Essa ação coletou mantimentos básicos para a Associação Maria Helen Drexel – em uma dinâmica de competição saudável entre as novas turmas. Além disso, a atividade serviu como uma forma de integrar os calouros e trazer a conscientização social ao ambiente universitário.

Segundo Helena Mello, Presidente da Cásper Social, a comunicação foi um elemento imprescindível para a organização do trote:

“O maior ativo do Trote é a comunicação, uma vez que o trabalho é muito mais do que arrecadar alimentos e, sim, engajar a comunidade casperiana e promover um dia com parcerias na associação.”.

No dia 2 de março (sábado), a Cásper Social irá organizar um dia de recreação para as crianças acolhidas pela Instituição. Nessa data, o coletivo também irá levar todos os mantimentos arrecadados durante Trote Solidário. A ação estará aberta não só para a participação dos calouros, mas para todos os casperianos.

Essa não é a primeira iniciativa que a Cásper Social inclui a Associação Maria Helen Drexel. Em 2022, o coletivo organizou o projeto Copa +, no qual proporcionou atividades recreativas na associação durante a abertura da Copa do Mundo. Essa instituição é uma casa lar que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade – com ações que promovem a educação, alimentação adequada e lazer.

A Cásper Social surgiu em 2022 como uma agência de voluntariado administrada pelos alunos da faculdade. O projeto conecta os princípios da Comunicação Social com a mitigação de questões socioambientais, com ações dentro da Cásper Líbero e no entorno da Av. Paulista. Assim, o coletivo busca trabalhar as competências de comunicação para acelerar soluções e organizações relativas as causas de maior interesse dos alunos.