Entre os dias 13 e 14 de maio, aconteceu o Cásper Geek na Faculdade Cásper Líbero. Voltado para alunos e interessados no tema, o evento reuniu diversos profissionais da Comunicação em 6 palestras sobre cultura geek. Os convidados abordaram diferentes aspectos do tema e conversaram com futuros jornalistas, publicitários, relações-públicas e radialistas que se inspiram e desejam trabalhar na área, que se caracteriza como um estilo de vida relacionado à tecnologia e eletrônica. Confira, abaixo, a programação e a galeria de fotos das palestras:
Os quadrinhos se sedimentaram como uma mídia importante na construção da cultura pop, com produções elaboradas, textos e imagens que vão do cotidiano ao erudito e com temas variados que atingem os mais diversos públicos e influenciam em questões culturais, artísticas, comportamentais e políticas. JAL (José Alberto Lovetro), Nobu Chinen e Vanessa Bortulucce, com mediação do Prof. Murilo Orefice, abriram o Cásper Geek com um debate sobre como as HQs promovem reflexão sobre o mundo contemporâneo.
JAL (José Alberto Lovetro) é jornalista e cartunista premiado. Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, criador do Troféu HQ MIX e proprietário da JAL Comunicação, responsável pela assessoria de comunicação da Mauricio de Sousa Produções.
Nobu Chinen é pesquisador de histórias em quadrinhos e autor de livros sobre quadrinhos, design e comunicação. Membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP e da comissão organizadora do Troféu HQMIX.
Vanessa Bortulucce é historiadora da imagem, da arte e da cultura e docente da Faculdade Cásper Líbero. Cultura de Massa (História em Quadrinhos, Teoria da Comunicação, Análise das mídias, Cinema e Fotografia, Indústria Cultural) está entre as áreas que desenvolve estudos.
Ainda no período da manhã, Mikannn e Beatriz Fiorotto discutiram a relevância e o mercado de produção de conteúdos sobre entretenimento, apresentando suas possibilidades e seus desafios, com mediação da Profa. Helena Jacob.
Mikannn (também conhecida como Míriam Castro) é jornalista e fã de cultura pop. Em 2015, criou um canal no YouTube para comentar suas séries favoritas. Seu conteúdo cativou a audiência e hoje reúne, apenas nessa plataforma, mais de 590 mil inscritos.
Beatriz Fiorotto é produtora, jornalista e podcaster. Faz parte da bancada de apresentadores do Braincast, é co-apresentadora, roteirista e produtora do Cinemático e também produz o Canal Mikannn no YouTube.
Apesar da grande evolução em termos de qualidade gráfica e sonora, trazendo narrativas complexas, o universo dos games ainda é permeado por estereótipos e preconceitos nas narrativas e nas etapas de produção e consumo. Por isso, o primeiro dia de evento foi encerrado com um debate sobre a importância do empoderamento de grupos plurais no ecossistema de jogos digitais no Brasil, que contou com a presença de Érika Caramello, Andreza Delgado e Melina Juraski e mediação da Profa. Deisy Feitosa.
Érika Caramello é fundadora e CEO da Dyxel Gaming, cofundadora da Rede Progressista de Games (RPG) e conselheira no Comitê da Diversidade da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames).
Andreza Delgado é cocriadora da PerifaCon, a primeira convenção nerd das favelas, e criadora do Portal PerifaCon, site voltado para cultura pop. Produz o Gamer Perifa e a Copa das Favelas, premiada em 2021 como melhor projeto social geek.
Melina Juraski é mulher trans-binária que trabalha como Game Designer na 99jobs, Narrative Designer / Game Designer na Sunblack Game Studio, Game Designer no IBICT. É narradora profissional e escritora de RPG desde 2003.
Quais são as possibilidades de trabalho na área de games para profissionais da Comunicação? Bruno Marzola, Eduardo Chaves e Victor Frascarelli abriram o segundo dia de Cásper Geek respondendo essa pergunta, com mediação do Prof. Pedro Nogueira e Lucas Barros, do time de e-sports da Faculdade Cásper Líbero.
Bruno Marzola é coordenador audiovisual na Loud, marca de gaming e entretenimento. Lidera a equipe de realização audiovisual aplicando estratégias de comunicação voltadas para o público gamer. É responsável por diferentes etapas de produção de vídeos e transmissão de lives.
Eduardo Chaves é publicitário, redator da agência DPZ e especialista em e-sports, games e cultura geek.
Victor Frascarelli é profissional especializado em e-sports com ênfase em comunicação e marketing. Relações-públicas na Furia Esports, organização de esportes eletrônicos. Trabalhou na administração do Team Kinguin, antiga organização de e-sports da Europa.
Quais são os processos, os bastidores e as curiosidades da realização de reality shows? Com mediação do Prof. Renato Tavares, Guilherme Rubino explicou tudo sobre reality shows, esclarecendo e exemplificando os desafios de produção e de logística, além da organização de equipes e gravações de diferentes formatos de realities.
Guilherme Rubino é profissional da área do audiovisual há 18 anos. Já trabalhou em projetos de reality show como: The Masked Singer (TV Globo); Aeroporto: Área Restrita (Discovery Channel e Max); Canta Comigo (RecordTV); MasterChef (Band); Rio Shore (MTV); Let’s Dance (MTV); The Wall (TV Globo); Santa Ajuda (GNT); Menos É Demais (GNT); Fora Da Rota (Globoplay) e Casamento Às Cegas Reunião Final (Netflix).
Com mediação do coletivo AfriCásper, Pedro Zambarda, Diego Qualia e Thiago Guimarães fecharam o Cásper Geek com um debate sobre a importância da representação negra em todas as formas de mídia geek, ampliando o olhar para a representatividade não apenas presente nos grandes personagens das páginas dos quadrinhos ou dos épicos cinematográficos, mas também aos autores, produtores, ilustradores e a todos os milhares de profissionais negros que desempenham um papel fundamental na construção de um mundo culturalmente diverso e inclusivo.
Pedro Zambarda é escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e no exterior. Colaborador do jornal digital Diário do Centro do Mundo (DCM).
Diego Qualia é cineasta, é idealizador do canal de Youtube “Fiz Cinema” e do podcast “Sábado Sem Legenda” em que fala sobre um cinema tipicamente de “Supercine”. Colabora para os sites Cinem(ação), Raissa Ferreira e outros veículos.
Thiago Guimarães é roteirista, videomaker e criador do canal Ora Thiago no YouTube, onde produz vídeo-ensaios sobre cinema, TV, quadrinhos, literatura, política, estética e sociedade.