A Cásper acaba de lançar o novo projeto da Communicar&, revista multimídia de divulgação científica dedicada exclusivamente a pesquisas da Área da Comunicação.

“O formato e o tema da revista acompanham nosso trabalho focado no futuro da comunicação. Este primeiro número agrega experimentações de formatos inovadores com o mergulho em um dos temas mais candentes da atualidade”, afirma o Diretor da Cásper, Prof. Welington Andrade.

A primeira edição da publicação tem como objetivo promover uma reflexão sobre a comunicação do século XXI a partir do tema “A comunicação e a visibilidade do arcaico”. Parte-se do entendimento de que vivemos, por um lado, o que parece ser um grande potencial de inovação tecnológica do ponto de vista dos aparatos, da técnica e da infraestrutura. No entanto, este suposto “progresso” não é necessariamente acompanhado no que diz respeito ao conteúdo circulante: uma comunicação com tendências retrógradas, cada vez mais reacionárias.

A utopia da democratização, dos usos de um potencial que a rede traria para a comunicação (e para nossas vidas e outros campos sociais), de uma interconexão planetária deu lugar a uma distopia do que parece ser a fase mais avançada do capitalismo de vigilância. Nas redes, circulam o excesso, o ódio e a desinformação; a captura cada vez mais sofisticada dos dados transformou os indivíduos em produtos; e a estrutura que parecia ser libertadora parece agora nos aprisionar. Como alertou o sociólogo francês Dominique Wolton: “sonhava-se com a aldeia global. Estamos na Torre de Babel”.

No dossiê desta primeira edição, pesquisadores(as) analisam a utopia da internet e a distopia das redes; e apontam caminhos para a pesquisa e a ação no campo da regulação dos ambientes digitais.

Communicar& é uma revista digital multimídia de divulgação científica dedicada exclusivamente a pesquisas da Área da Comunicação.

Nas redes sociais: @revistacommunicare

Site da Communicar&, revista multimídia de divulgação científica dedicada exclusivamente a pesquisas da Área da Comunicação

Confira os principais conteúdos deste número:

• Entrevista “Conversas Communicare”: Pablo Ortellado (Universidade de São Paulo): Da utopia à degradação da esfera pública digitalizada

• Entrevista “Conversas Communicare”: Mariana Valente (Insper / InternetLab): Precisamos regular comportamentos, não conteúdos

• Entrevista “Conversas Communicare”: Rebeca Garcia (Facebook Brasil): O Facebook não se opõe à regulação

• Entrevista “Conversas Communicare”: Bia Barbosa (Coalizão Direitos na Rede): A ideia de democratização no contexto do capitalismo de dados

• Entrevista “Conversas Communicare”: Edgard Rebouças (Universidade Federal do Espírito Santo): Regular com educação para as mídias e participação

• Entrevista “Conversas Communicare”: Luiz Antonio Simas (Escritor): As redes são sintomas. Se a rua é rinha, a rede é rinha

• Ensaio – Helena Martins (UFCE): Por uma escrita da tecnologia a contrapelo

• Entrevista – Paola Ricaurte (Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey – México). Conflitos e ambivalências de conteúdos na rede no âmbito das disputas por dominação

• Resenhas dos livros “Algoritmos de Destruição em Massa” e “Tecnodiversidade”