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Na terça-feira, 29 de setembro, as coordenadorias de Publicidade e Propaganda e Cultura Geral promoveram um bate-papo sobre Marketing Societal e Live Marketing. As responsáveis por apresentar o evento foram Adriana Franca da Container Box e Marina Pechlivanis da Umbigo do mundo.

Adriana Franca, da Container Box. | Crédito: Beatriz Vecchi

Adriana Franca, da Container Box. | Crédito: Beatriz Vecchi

O marketing societal agrega a questão da responsabilidade social como um dos aspectos fundamentais na sua gestão. Já o live marketing ou marketing promocional são ações de marcas que proporcionam ao cliente uma experiência.

Débora Martinez, da AMPRO – Associação de Marketing promocional, abriu o evento explicando a importância desse tipo de ação e a relevância de abordar este assunto na faculdade.

A primeira apresentação foi de Adriana Franca, que contou como a Container Box concilia live marketing com sustentabilidade e mobilidade. “ A gente se vira nos 30 para fazer algo diferente”, brinca. A empresa fabrica containers personalizados e sofisticados para seus clientes, mas sem deixar de lado a reutilização e reciclagem de materiais.

Adriana listou os principais pontos de atenção para projetos móveis: planejamento; documentação (alvará de funcionamento) e produção. Ao conceber tudo isso, não podem esquecer de sugerir meios de gastar menos energia, ou uso de energias alternativas, pois a sustentabilidade já está sendo cobrada por parte dos clientes.

Marina Pechlivanis, da Umbigo do mundo, apresentou um outro formato de live marketing, o gifting. Segundo

Mariana | Crédito: Beatriz Vecchi

Mariana Pechlivanis | Crédito: Beatriz Vecchi

Marina, o gfting é uma forma de potencializar o branding usando rituais de troca e pertencimento como estratégia. “Uma marca é o que você oferece ao mercado”, explica justificando a importância desta técnica.

A “Mãe do Gifting”, como se autodenomina Marina, explicou os três estágios de vínculos que uma marca pode criar com seus consumidores: trocas; laços e rituais, que são as experiências que levam o público a se relacionar com a empresa de forma diferente. Ela citou alguns cases de jingles que não saem de nossas cabeças ou cores que automaticamente associamos a determinadas marcas.