De 2 a 7 de setembro aconteceu o Intercom 2019, maior evento de comunicação do país, reunindo cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. O evento foi realizado na Universidade Federal do Pará, em Belém, Pará, e contou com a participação de professores e alunos da Faculdade Cásper Líbero nos Grupos de Pesquisa e no Intercom Júnior (parte do evento voltada aos que ainda não terminaram a graduação).

Com o tema “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”, foram debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. Houve, também, a entrega de prêmios, como o Luiz Beltrão, concedido nas categorias “Liderança Emergente”, “Maturidade Acadêmica”, “Grupo Inovador” e “Instituição Paradigmática”, e os prêmios estudantis, para alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Confira os professores e alunos casperianos que apresentaram seus trabalhos nos Grupos de Pesquisa:

5 de setembro

GP Gêneros Jornalísticos

9h – 12h – Sessão 1: A pesquisa em Gêneros Jornalísticos

Gêneros jornalísticos: um panorama dos trabalhos apresentados em 2013/14 no Congresso Intercom
Marli dos Santos (FCL)

GP Teorias do Jornalismo

14h – 18h – Sessão 3: Jornalismo, vulnerabilidade social e resiliência

Caminhos para Visibilidade de Crianças com Deficiência no Jornalismo: um Estudo sobre a Reportagem Claro Enigma, da Revista Veja 
Giselle Freire (FCL)

GP Estudos de Televisão e Televisualidades

14h – 18h – Sessão 1

Conteúdos segmentados da TV para o YouTube: a migração entre plataformas e os diálogos entre assunto e linguagem audiovisual
Júnia Teixeira Nogueira Lima (FCL)

10h45 – 12h – Sessão 1 (continuação)

A Empresa Brasil de Comunicação – uma análise à luz do circuito da cultura
Ana Luiza Coiro Moraes e Ana Luiza Fleck Saibro (FCL)

14h – 16h – Sessão 2

De Ivana a Ivan. A transexualidade em A Força do Querer, os resultados de um estudo de recepção 
Anderson Luiz Melo (FCL)

GP Rádio e Mídia Sonora

9h – 10h15 – Mesa 5: Indústria radiofônica em transição

Podcast no ambiente corporativo – A mídia sonora que se transforma em ferramenta de
marketing para empresas 

Maria Filomena Salemme (FCL)

10h15 – 11h30 – Mesa 6: Abordagens teórico-metodológicas do rádio

A volta do narrador
Márcia de Toni (FCL)

10h15 – 12h – Mesa 13 (sessão paralela): Som, rádio e arte

Marcas de radioarte na transmissão da ópera Akhenaton, de Philip Glass, pela Cultura FM de São Paulo
Roberto D’Ugo Jr. (FCL)

GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

9h – 13h – Sessão 1: Interação, Transmídia e Televisão

Narrativas Interativas na Produção de Conteúdo Transmídia e Crossmídia
Joubert Brito de Araújo (FCL)

Revista corporativa em ambiente on-line: técnicas e tecnologias em busca da autopropagação da notícia 
Adriano Batista Rodrigues (FCL)

GP Games

9h – 12h – Sessão 1: Consumo e Política no Mundo do Jogo

Games e representações do mundo do trabalho
Alexander Maximilian Hilsenbeck Filho (FCL)

GP Comunicação e Esporte

9h – 11h30 – Sessão 1:Temas diversos I

O Patrocínio em e-sports Como Forma de Rejuvenescimento das Marcas
Tania Maria de Oliveira Teixeira Pinto (FCL/Fecap)

GP Geografias da Comunicação

9h – 12h – 1ª Sessão: Geografias da Comunicação e as Relações de Poder Internacionais

O Brasil, a sua gente e a brasilidade nas narrativas audiovisuais que circulam no imaginário social estrangeiro, produção, consumo e poder
Roberta Brandalise (FCL)

GP Teorias da Comunicação

9h – 12h – Mesa: Debates Contemporâneos em Teorias da Comunicação

Deep Mediatization: rumo a uma outra comunicação?
Liráucio Girardi Júnior (FCL)

GP Comunicação, Imagem e Imaginários

9h – 12h – Mesa II

O imaginário midiático e o gesto fotográfico selfie como encarnações do mitologema narcísico
Fabio Henrique Ciquini (UTP)

6 de setembro

GP Publicidade e Propaganda
14h – 16h – Mesa 7 (simultânea à 8): Publicidade e ambiente digital

Os algoritmos em aplicativos e redes sociais: Como o conteúdo de marca é distribuído nas plataformas digitais de grandes varejistas?
Pedro Nogueira (FCL)

16h – 18h – Mesa 9: Publicidade em redes sociais

A legitimação dos valores organizacionais na práxis das marcas corporativas em ambientes digitais 
Daniel Dubosselard Zimmermann (FCL), Karla de Melo Alves Meira (USP)

GP Comunicação e Culturas Urbanas
14h – 18h – Sessão 5: Comunicação, práticas de consumo e culturas urbanas

Nerds e Geeks: Identidades Fronteiriças entre a Cultura e o Consumo
Eric de Carvalho (FCL)

GP Políticas e Estratégias de Comunicação
13h – 18h – Mesa: Perspectivas sobre políticas públicas, democracia e direitos

Grupos de Direita no Whatsapp: Estudo Exploratório de uma Rede em Expansão
Rodrigo Pelegrini Ratier (FCL)

14h – 17h – Mesa: Pesquisas Empíricas em Comunicação

Comunicação e Jornalismo slow no Brasil: gênese e balanço de experiências nacionais
Michelle Prazeres Cunha (FCL)

 

No Intercom Júnior, participou a casperiana Mariana Carvalho Guarnieri, no dia 6 de setembro:

IJ08 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Sessão 5 – Educação, Cultura e Música (9h às 12h)

Horta Escolar na E.E João Ramalho – um Estudo de Vínculos
Mariana Carvalho Guarnieri (FCL)

 

O Expocom Sudeste 2019 (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) reconhece os melhores trabalhos produzidos por estudantes dos cursos brasileiros e, no dia 5 de setembro, casperianas participantes do tema Relações Públicas e Comunicação Organizacional foram premiadas:

SESSÃO 23
14h – 18h / RP02 Pesquisa em Relações Públicas (avulso)

Intervenção Federal no Rio de Janeiro: A Memória Social como Influência nas Narrativas e as Relações Públicas como Resistência
Bárbara Perrupato Duarte (FCL)

SESSÃO 24
14h – 18h / RP04 Projeto de assessoria de comunicação empresarial (avulso)

Projeto de Relações Públicas – KidZania
Marina Prumes Santin, da Agência Fever (FCL)

SESSÃO 25
14h – 18h / RP11 Planejamento estratégico de Relações Públicas (avulso)

Centro Cultural Coreano no Brasil
Marina Mendes Dorea (FCL)