Foto: Gustavo Scatena

O XIII Seminário Internacional Obitel (Observatório Ibero Americano de Ficção Televisiva) teve a participação do professor do curso de Jornalismo e também da Pós-graduação da Cásper Líbero Julio Cesar Fernandes, convidado pela Rede Globo de Televisão para mediar uma mesa no simpósio.

O Obitel é um dos principais eventos de pesquisa em teledramaturgia do mundo, contando com a participação de profissionais e pesquisadores de 11 países. Nesta edição, o tema principal foi a produção e consumo de audiovisual em vídeos sob demanda.

Julio Cesar Fernandes mediou a mesa na qual participaram representantes de Kantar Ibope, Brasil/USP e México. O professor, que participa pela segunda vez como convidado da Globo, contou:

“O evento alia pesquisas acadêmicas com o mercado. Excelente oportunidade para discussão de temas atuais e relevantes para o setor”.

Com a pauta “ficção televisiva ibero-americana em plataformas de video on demand”, o Anuário Obitel 2018 está disponível na versão online no link: https://cspr.me/anuarioobitel2018.

O material tem como objetivo realizar monitoramento e análises da produção, audiência e repercussão sociocultural da ficção televisiva na América Latina e na Península Ibérica, por meio de publicações e seminários.