Por Manuela Montez, da equipe de assessoria da Fundação Cásper Líbero

No dia 25 de outubro, a Faculdade Cásper Líbero sediou a aula aberta “Cobertura da Copa do mundo e o cotidiano na reportagem esportiva” do curso de Especialização em Jornalismo Esportivo.

A plateia contou com estudantes de graduação em jornalismo e áreas relacionadas, estudantes de jornalismo esportivo e profissionais do setor.

Com mediação de Michelle Giannella, o evento recebeu o comentarista Chico Lang e os repórteres Tiago Salazar e Alexandre Silvestre. A apresentadora do Gazeta Esportiva está animada com a cobertura da Copa do Mundo de 2022 e já iniciou a preparação dos dois repórteres citados para a cobertura no Qatar.

Chico Lang iniciou a conversa contando sobre sua trajetória profissional e em seguida deu dicas essenciais para realizar uma cobertura internacional da Copa do Mundo da melhor maneira possível, já que realizou a cobertura das Copas de 1990 e 2002.

Tiago Salazar pontuou a importância da credencial em eventos como este, além disso, alertou que é indispensável ter muito cuidado com seus pertences: “Em eventos grandes assim, acontecem muitos assaltos, mesmo no espaço reservado para os credenciados. A situação em que você está no país das maravilhas não existe.” O repórter também contou sobre sua experiência como setorista dos times paulistas Santos, São Paulo e, atualmente, Corinthians.

Alexandre Silvestre, setorista do Palmeiras, falou sobre a mudança no cenário da imprensa no mundo do futebol: “Com a pandemia, os assessores aproveitaram para limar de vez o acesso dos jornalistas aos clubes. O trabalho fica muito mais limitado, tira a espontaneidade e não existe mais relacionamento.”

Com isso, os convidados também comentaram sobre a importância de se reinventar e não se acomodar no jornalismo, já que uma área de constante mudança. “Na minha modesta opinião, o interessante é saber embalar a notícia. Para a televisão você embala de um jeito, para o jornal, internet e rádio de outro”, opinou Alexandre.

“É exatamente isso, aprender a parte artística da coisa. É preciso mostrar o que as outras emissoras não vão”, complementou Chico Lang.

Assista à aula na íntegra: