INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
Crédito: acervo pessoal

A partir da esquerda: Miguel Varanda, Thatiana Cappellano, Nathalia Orteiro, Viviane Mansi e Bruno Carramenha | Crédito: acervo pessoal

No dia 12 de março, a Faculdade Cásper Líbero abriu suas portas e recebeu profissionais atuantes no mercado de Comunicação e estudantes de Relações Públicas para um bate-papo com os autores do livro “Comunicação com Empregados – A Comunicação Interna sem fronteira”.
A obra, lançada em dezembro de 2013, é de autoria dos profissionais de Relações Públicas Bruno Carramenha, gerente de Comunicação da Unilever; Thatiana Cappellano, que atua no mercado com sua própria consultoria, a Cappellano Marcas; e Viviane Mansi que, gerente de Comunicação Corporativa na GE. Os três autores também dão aulas em diferentes programas de graduação e pós-graduação.
Dentre as discussões da noite, destacaram-se temas como a relação da Cultura Organizacional com a comunicação com empregados, o papel dos líderes para a propagação de informações e o gerenciamento do engajamento. A grande questão levantada pelos palestrantes é se realmente existe uma comunicação que possa ser chamada de interna uma vez que eles defendem a ideia de que não há mais fronteiras entre o mundo interno (da organização) e o externo (a sociedade contemporânea na qual as corporações estão inseridas). Esse é, na verdade, o grande ponto de provocação do livro.
Tal concepção surge do entendimento de que, mesmo fora do ambiente corporativo, as pessoas continuam convivendo com os acontecimentos ocorridos na empresa. E o inverso também é verdade, por isso o público interno precisa ser compreendido de maneira mais ampla e sistêmica. Segundo Viviane Mansi, “É cada vez maior o número de empregados que compartilham suas experiências com suas famílias e amigos e é impossível controlar o que elas comentam sobre o seu trabalho. É sempre uma visão particular”. Nesse contexto, a organização precisa ser cada vez mais transparente na forma de comunicar suas intenções e atividades pois “uma ação mal divulgada e consequentemente mal interpretada pelo empregado pode desencadear uma crise”, pontuou Bruno Carramenha durante o debate.
Todo o bate-papo, por fim, tinha como objetivo tratar do tão almejado engajamento – este, o grande desafio das organizações na atualidade. “É preciso que os empregados compreendam as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho, para que assim saibam qual a função de cada um na construção dos objetivos coletivos da organização”, disse Thatiana Cappellano.
Em quase duas horas, houve a participação de muitos membros da plateia, que compartilharam experiências profissionais e tiveram suas dúvidas respondidas pelos autores. Por fim, Viviane Mansi reforçou que “existe um enorme campo de oportunidades para a comunicação interna nas empresas. O Livro não tem nenhuma fórmula mágica, mas ao falar de comunicação contribui, com experiências acadêmicas e mercadológicas, tanto para aqueles que estão começando, quanto para os que já têm mais “bagagem” no mercado”.
Para adquirir o livro, acesse: Comunicação com Empregados
Os autores estão sempre aqui na casa. Em maio, há um curso de quatro encontros, mas as inscrições já foram encerradas. Se você se interessar, deixe seu nome na lista de espera. Em julho, deverá ser formada uma nova turma.