A Faculdade Cásper Líbero sediou o evento “Falta d’água – do problema à solução”, na sexta-feira, 13 de março. O encontro contou com a presença de membros da WWF, ONG dedicada à preservação do meio ambiente, para analisar os agentes da escassez de água e possíveis soluções para o problema.
Maria Cecilia Wey de Brito, secretária geral da WWF-Brasil, iniciou o evento apresentando a ONG e convidando a todos para participar da Hora do Planeta, no dia 28 de março. Nessa data, os participantes devem apagar as luzes e desligar aparelhos elétricos em sua casa durante uma hora em um ato simbólico, para demonstrar sua preocupação com o meio ambiente.
Na sequência, o diretor do programa “Água Doce“ do WWF Internacional, Dr. Lifeng Li, abordou a crise da água em um âmbito internacional, mostrando uma visão geral do problema e ausência do assunto nas agendas politicas, aparecendo apenas em períodos de alagamento ou seca. O idioma da palestra foi o inglês e a tradução simultânea foi feita pela Casperiana Alana Claro, do 2º ano de jornalismo.
O Dr, Lifeng Li também comentou que falar de crise hídrica, sob a perspectiva chinesa, é interessante, pois nesse contexto “crise” tem dois significados: o primeiro está relacionado a desastre ou problema, já o segundo, a uma oportunidade. Dessa forma, ele entende a crise como uma oportunidade para mudar o sistema e melhorar.
Fechando o encontro, o coordenador do programa “Água para a Vida”, Glauco Kimura de Freitas, comentou a cobertura da imprensa, principalmente a paulista, sobre a escassez de água e afirmou que situações extremas podem precisar de atitudes extremas.
Veja a palestra e fique por dentro do assunto: