Crédito: Yuri Andreoli

Banda Dona Zoraide faz show beneficente na Cásper Líbero | Crédito: Yuri Andreoli

No dia 27 de março, a banda Dona Zoraide fez uma apresentação para os casperianos recém-chegados. O evento fez parte do Cásper Voluntário e arrecadou meia tonelada de alimentos que serão doados para instituições beneficentes.

O humorista Rafael Cortez abriu o evento diante de um Teatro Cásper Líbero lotado. Ele é irmão de Leonardo Cortez, vocalista da banda que procura unir humor ao gênero musical que eles definem como rock caseiro: “algo que seja tão gostoso quanto a comida da avó: simples e bem feito”.

Leonardo Cortez afirmou que fazer um show beneficente é “melhor do que fazer [uma apresentação] em nome da nossa vaidade. É claro que vai ser gostoso apresentar, mas sabendo que tem duas instituições que vão se beneficiar, é melhor ainda. [Quem] está fazendo comunicação, precisa perceber o mundo, o outro e, através dessa percepção, encontrar os artifícios para conseguir transformar. E um evento como esse é justamente isso: um exercício de transformação, de percebimento do outro”.

O coordenador de relações públicas Sergio Andreucci organizou o show como parte da integração entre calouros: “procuramos transformar a prática do trote em oportunidade cultural, principalmente em prol de entidades assistenciais. Vamos fazer isso todos os anos; a semana de calouros será organizada pela Faculdade com apoio dos alunos desde o primeiro dia, com programação voltada para cultura, artes e comunicação”.

O Cásper Voluntário realiza ações socioeducativas três vezes ao ano, organizadas pelo curso de relações públicas e com apoio do Grupo de Cidadania Empresarial da Fundação Cásper Líbero, do Centro Acadêmico, Atlética e Bateria da Faculdade. A apresentação do grupo Dona Zoraide foi a primeira iniciativa, ligada ao projeto do Cásper Voluntário, realizada em 2014. Em agosto haverá a campanha do brinquedo e, ao final do ano, arrecadação de material didático.

Uma das instituições que receberá as doações é o Recanto do Idoso de Guarulhos, que acolhe cem idosos em situação de risco, vulnerabilidade social, sem família ou com problemas mentais. Eles têm entre 60 e 105 anos e recebem assistência ininterrupta de enfermagem, serviço social, nutrição, fisioterapia e psicologia. A outra instituição é o Lar Mãos Pequenas, da região do ABC, que abriga 39 crianças de zero a oito anos.

Outra ação do Cásper Voluntário

Gincana arrecada doações | Crédito: acervo pessoal

Além das três ações anuais, outras acontecem paralelamente, como uma gincana que aconteceu durante a semana de calouros, de 10 a 14 de fevereiro. Isadora Otoni é presidente do Centro Acadêmico e ressaltou a participação da coordenadoria de relações públicas e da Atlética, convidada por eles para ajudar na gincana: “a parceria deu muito certo”.

Ana Júlia Gennari, diretora cultural do Centro Acadêmico da Cásper, contou que a competição reuniu cerca de 200 alunos em diversas atividades, dentre elas, a doação de sangue e de produtos de higiene pessoal. Ao todo, foram arrecadados 290 itens de higiene, que serão encaminhados para o Recanto do Idoso.

Veja mais fotos da apresentação da banda Dona Zoraide