Casperiana apresenta nova série da TV Gazeta, Humor.Docs

Por: Julya Vendite, do Núcleo de Mídias Digitais

Paulinha Vilhena mostra o atual momento do humor no Brasil

Paulinha Vilhena | Crédito: Divulgação/TV Gazeta

Formada em Rádio e TV na Cásper Líbero, a atriz Paula Vilhena faz parte do grupo de humor Amada Foca, é “o rosto” da TV Gazeta em projetos exclusivos para a Internet e também apresenta a série Humor.Docs, que estreou na emissora dia 26 de janeiro com o objetivo de mostrar o atual momento do humor no Brasil. A série conta com a participação de roteiristas, cartunistas, comediantes, atores, improvisadores e stand-up’s.

Acostumada a trabalhar sempre com bom humor, a apresentadora Paulinha – como é conhecida – conta que essa é uma característica sua, considerando-se ainda mais piadista atrás das câmeras. No programa, ela não interpretará uma personagem, será ela mesma, e confessa que acha isso até mais difícil.

Dosando simpatia, naturalidade e seguindo as “regrinhas” da televisão, ela espera que o telespectador sinta-se à vontade com a atração. “Quero me sentir em casa e quero que quem assista também se sinta lá comigo, como meu amigo”.

Para escolher a faculdade que iria cursar, Paulinha contou com o incentivo dos pais. Segundo eles, a graduação auxiliaria a ampliar as possibilidades de trabalho para além dos palcos.

“Eles acertaram em cheio, descobri que sou apaixonada também por televisão (…) Tive aulas de direção de atores com o Adriano Cypriano e foi um grande aprendizado! Faço parte de um grupo de humor chamado Amada Foca, com atores e apresentadores da antiga MTV. Sendo só atriz eu estaria com eles? Nós nem nos conheceríamos…”.

Ela explica que a graduação lhe proporcionou diversas experiências com as áreas de produção, direção e roteiro. “Tenho conhecimento de câmera, enquadramento, o que facilita muito o trabalho. Se tem um problema no microfone, e estamos numa equipe reduzida, posso dar uma força. Mas a parte técnica não é o meu melhor”.

Bastidores da série | Crédito: Divulgação/ @paulavilhena

Como universitária, Paula participou de atividades com os amigos do Centro Acadêmico e estagiou desde o primeiro mês de Faculdade: trabalhou em produtoras de vídeo, canais de Internet no YouTube, na TV Cultura e na TV Gazeta. Ao todo, foram dez anos trabalhando na área, sendo sete como produtora do programa Todo Seu, apresentado por Ronnie Von.

“Criava pautas, escrevia as entrevistas, saía para externa. Aliás, escrever as entrevistas foi fundamental para eu perceber que queria ser apresentadora”.

Com as experiências adquiridas em trabalhos na TV e na Internet, Paula aprendeu que uma nunca substitui a outra: elas se complementam. “Já entendi que não adianta querer fazer ovo frito em forma de bolo. Tem conteúdo que se adequa mais a um meio do que a outro”.

E para quem sonha em trabalhar na área, a Casperiana deixa uma dica: “Nada vem de graça! Estude, se esforce, produza e vá atrás! Ser só um rostinho bonito te deixa a mercê dos outros e ‘câmera na mão e uma ideia na cabeça’ é só um modo de dizer!”

Assista ao primeiro episódio da série Humor.Docs: