Patrícia SalvatoriEntrevistar um professor, ainda mais sendo um desconhecido, pode ser uma um tanto quanto assustador. Ao entrar na sala para entrevistá-la, à primeira vista, sua simpatia já quebrou o gelo e o desenrolar dessa conversa foi repleto de sorrisos. A conversa rápida, encaixada na rotina acelerada de Patricia Salvatori, responsável pela disciplina Teoria e Técnicas de Relações Públicas e Gestão da Comunicação Interna, foi suficiente para perceber o amor que ela tem por lecionar.

Formada em Relações Públicas pela Cásper Líbero em 1995, Patricia Salvatori também fez sua especialização em Comunicação Empresarial (2002) na instituição. Sempre trabalhou no mercado de trabalho, passando por empresas como Itaú, BankBoston e Dixie Toga, mas sentia que faltava algo em sua carreira: “Chegou um momento da minha trajetória em que já estava em um bom nível, tinha um cargo bacana, mas faltava alguma coisa”. Ela confessa sempre ter tido um pézinho na área acadêmica, tanto que começou a participar de bancas de projetos experimentais e a falar com professores da Cásper Líbero, que reconheciam seu perfil para lecionar. Com essa vontade de entrar na área, foi atrás do processo seletivo para fazer mestrado na Universidade de São Paulo. Sem nenhuma expectativa, ela conta que tinha resolvido tirar um período sabático para se dedicar aos estudos. Mas esse período não durou nem uma semana: foi aprovada no processo seletivo para o mestrado e em três meses foi chamada para dar aula na Cásper Líbero. Para completar, em um ano, passou a lecionar uma segunda disciplina: “Tudo tem sido uma grande descoberta, um fluxo intenso de acontecimentos muito positivos”.

Além da nova profissão, Patricia experimentou outra grande realização em sua vida, tornou-se mãe há 10 anos: “Na minha vida pessoal esse com certeza é o grande marco”. Sua filha foi também um dos motivos pela escolha do ingresso na vida acadêmica. A professora sentia necessidade de passar mais tempo com a sua única filha e o trabalho agitado no mercado financeiro não permitia isso.

Com um sorvete na mão, ela conta que, “como você pode perceber, além de gostar muito de comer, adoro cozinhar”, conta a professora durante nossa conversa numa sorveteria. Em momentos de lazer, ela e o marido, casados há 14 anos, gostam de preparar almoços e jantares bem elaborados.

Questionada sobre qual o diferencial de lecionar na faculdade em que cursou a graduação e pós-graduação, Patricia elogia “tenho todas as vantagens possíveis”. Quando pensou em se tornar professora, a Cásper sempre foi um parâmetro, por razão de ter vivido tantos momentos marcantes dentro da instituição. Confessa estar realizada com a nova vivência, agora como docente e não mais como aluna.

Atualmente, a professora do curso de Relações Públicas leciona para as turmas de primeiro e terceiro anos, o que possibilita acompanhar a evolução de seus alunos. “Esse é o processo mais gratificante nessa nova jornada.” Com um sorriso no rosto, Patricia espera que as coisas continuem nesse fluxo intenso e garante que espera continuar nesse caminho de novas descobertas: “Aquele algo a mais que me faltava era mesmo isso”.