INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Barbara Bigarelli e Fabiana Pires, ex-alunas do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, concorrem ao Prêmio Comunique-se, considerado o Oscar do Jornalismo Brasileiro, na categoria Economia – Mídia Escrita.

A Casperiana Barbara Bigarelli durante a cobertura da SPFW sobre a carreira da modelo Gisele Bündchen / Acervo pessoal

Bárbara brinca que já cresceu com o Jornalismo em mente. Filha de jornalistas, ela foi aprovada no vestibular da Cásper em 2010. Logo em seu primeiro ano, participou da fundação do Grupo Grapetes, primeiro núcleo de teatro da Faculdade e que existe até hoje.

Em 2012, Bárbara entrou no Programa de Estágio da Editora Globo, passando pelas revistas Monet, Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época São Paulo. Quando seu estágio acabou, em 2013, não havia vaga na editora. Para completar, a revista em que trabalhava foi fechada no último dia do seu estágio na empresa.

Meses depois, a Casperiana recebeu uma ligação do RH da Editora Globo convidando-a para participar de um processo seletivo para trabalhar na revista Época Negócios. Bárbara foi aprovada e há um ano e meio é responsável por produzir matérias no setor de economia, finanças, investimentos e até esportes.

A Casperiana Fabiana Vasconcelos durante viagem pelo Rio Amazonas, para a revista PEGN / Acervo pessoal

Natural de São Paulo, Fabiana decidiu ainda no 3° ano do colegial cursar Jornalismo por incentivo da mãe e da irmã, que viviam dizendo que ela escrevia bem. Em seu 1° ano como estudante universitária, em 2009, ela dividiu seu tempo entre a Cásper Líbero e a USP, onde cursava Letras, até o momento em que optou por se dedicar inteiramente a um estágio e ao jornalismo.

Fabiana iniciou sua carreira em uma redação. Ela escrevia notas com novidades do setor de vinhos para uma revista especializada. Depois, partiu para um estágio no portal R7, onde começou a escrever para a editoria de economia: atuava na produção de matérias sobre PIB, inflação, juros, empresas e mercado de ações.

Passados três meses, a Casperiana ingressou na editoria de economia do Estadão.com. Já com bastante experiência, ela partiu para a Editora Globo, onde trabalhou nas revistas Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Globo Rural.

Votação:

Para votar no Prêmio Comunique-se é necessário ter um cadastro válido na comunidade mantida pelo Portal. A votação é feita exclusivamente pela Internet e o prazo vai até 8 de agosto de 2015.

Os profissionais vencedores de cada categoria e subcategoria serão anunciados durante a cerimônia de premiação, que acontecerá na noite do dia 22 de setembro de 2015, em São Paulo.

Conversamos com as Casperianas para conhecer um pouco mais sobre suas trajetórias:

Faculdade Cásper Líbero – Quais são as suas melhores lembranças do tempo de estudante na Cásper?

Bárbara: O grupo de teatro, as aulas do Welington [Andrade], as aulas-magna com o Bernardo Kucinski, as aulas de rádio com a Filomena [Salemme], minha preparação para o TCC e todos os professores que me ajudaram, o China [bar na Avenida Brigadeiro Luís Antônio], o Juca, os amigos e o namorado que conheci lá.

FCL – Como é concorrer ao Prêmio Comunique-se e como você enxerga as editorias de jornalismo econômico no Brasil?
Fabiana:
Eu fiquei super feliz quando vi o meu nome junto com o de vários jornalistas que sempre acompanhei e admirei. Estou super contente com a indicação. Espero continuar crescendo como jornalista de economia. Eu acho boa a cobertura de jornalismo econômico dos grandes veículos, só acho que algumas matérias poderiam ser escritas de uma maneira mais didática para que mais pessoas consigam entender o significado delas.

FCL – O que, ou quem, inspirou você a seguir no jornalismo econômico?

B: Acompanho muito a Mara Luquet, Raquel Landim, Gustavo Patu, Claudia Safatle. Lá fora, gosto de seguir os jornalistas da Forbes, New York Times, The Atlantic e Financial Times. Mas quem me inspira no jornalismo, desde pequena, é o Caco Barcellos. Tenho uma profunda admiração por ele desde que li [o livro] Rota 66.

FCL – Quais são as principais dificuldades para o estudante de comunicação que deseja ingressar no jornalismo econômico? E as principais dicas para quem está cursando jornalismo e pensa em seguir este caminho?

F: Acho que o mais difícil é a pessoa ter boa vontade para entrar num assunto que parece complicado à primeira vista. Nas primeiras matérias que escrevi, lembro que tinha de buscar quase toda palavra no Google e ler muito, muito mesmo sobre indicadores, sobre a história da economia, sobre políticas econômicas. Não era uma zona de conforto para mim, pelo contrário. Nunca fui das mais informadas sobre economia. Acho também que é uma área em que você demora um pouco mais até fazer grandes reportagens. Você precisa ter fontes, conhecer a história de empresas, conseguir olhar o mercado e identificar tendências ou movimentos. E você demora um bocado para desenvolver isso. É experiência, não tem jeito. Eu ainda estou aprendendo muito.

FCL – Por último, quais são os seus planos para o futuro?

B: Quero focar em cursos sobre economia, no meu mestrado e, daqui a dois ou três anos, fazer uma especialização em Londres. Lançar o meu livro também é um projeto muito especial para mim, algo que foi incentivado por muitas pessoas, inclusive o Paulo César Araújo, biográfico não oficial do Roberto Carlos.

F: Eu pretendo começar uma pós-graduação em Economia e continuar fazendo matérias dentro dessa área.