Lançamento do livro Anseios | Imagem: Divulgação/ Claudio Deberaldine

Victor Hugo Felix, aluno do 3º ano de Jornalismo da Cásper Líbero, irá expor seu primeiro livro na Bienal do Livro 2016. Anseios, livro que começou a escrever antes de ingressar na Faculdade, é resultado de uma paixão que sempre esteve presente em sua vida: a escrita. Na entrevista a seguir, o Casperiano conta como foi o processo de criação e comprova que publicar um livro é menos complicado do que parece.

Beatriz, Camila e Guilherme – O que é um anseio para você?

Victor Hugo Felix – Eu acho que é querer, mas de uma forma mais íntima. Aquele anseio que te causa um efeito que é quase destrutível. É querer uma coisa que você sabe que não pode ter, e saber que isto te sobrecarrega emocionalmente. O título foi pautado nisso: é uma mistura do desejo do personagem com a ânsia de vômito, que o personagem tem toda vez que não consegue o que deseja muito.

BCG – Você chegou a comentar que o livro se relaciona à questão da responsabilidade. Como isso se manifesta?

VHF – Tem muito a ver com aquela frase clássica: “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. E isso é uma coisa que você aprende ao longo da sua adolescência, principalmente quando percebe quem é, descobre o que é capaz de fazer e até onde você pode ir. Não podemos excluir as nossas responsabilidades. Nossas atitudes vão esbarrar e afetar outras pessoas.

BCG – Em algum momento você pensou em desistir?

VHF – Conforme o processo foi acontecendo e o projeto foi sendo recusado, eu pensei em desistir. Ainda mais porque eu fiz um Curso Livre na Cásper voltado para quem quer ser escritor e explicaram que, no processo pra chegar numa grande editora, uma das etapas é montar um projeto bem alinhado. Aí eu pensei: “vou desistir, lançar esse livro na internet e depois lanço outro com um projeto completo”. Mas na semana seguinte eu recebi a resposta da editora Arwen.

BCG – Como foi o processo de escrita? Você tinha bloqueio criativo?

VHF – O livro surgiu de uma forma menos natural do que outras histórias que já escrevi. Demorou pra eu conseguir gostar do Nicolas por ele ser um personagem apático e antipático. Eu mesmo me cansava dele. Então, o começo de Anseios foi demorado e trabalhoso porque tive que revisar e colocar um pouquinho mais de emoção no protagonista. Eu não tive essa coisa de bloqueio criativo, o que eu tive foi preguiça (risos). Eu comecei a escrever o livro antes de entrar na Cásper. Aí no primeiro ano da faculdade eu não tive muito tempo, fiquei uns seis meses sem escrever nada. Só nas férias de julho eu consegui finalizar e registrar o livro.

BCG – Qual mensagem você pretende passar?

VHF – Eu não quero passar uma mensagem direta. Eu quero que as pessoas se questionem sobre as suas próprias limitações e que, a partir da história do Nicolas, elas reflitam sobre suas próprias vidas. É mais esse exercício de instigar, de provocar uma reflexão.

BCG – Publicar um livro parece ser impossível para muitos universitários. O que você diria para alguém que pensa assim?

VHF – É muito possível! Na minha família, quando eu falava que ia lançar um livro, as pessoas reagiam como se fosse coisa de outro mundo. Mas não é. Existem muitas editoras pequenas que estão dispostas a publicarem o seu livro. Acho que é questão de iniciativa, de pensar no seu projeto e escrever o seu livro. O principal é ir atrás. A editora não vai bater na sua porta perguntando se você tem um livro pra ser publicado.

Confira também um vídeo que o Victor Hugo Felix gravou para explicar a trama de Anseios: