INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
hh

Crédito: Divulgação

 

Formado em jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero, José Roberto Gomes lança o livro Hollywood no Front! – A Segunda Guerra Sob a Ótica do Cinema Americano. A obra, originada em seu TCC, combina dois assuntos pelos quais o autor se interessa: Hollywood e Segunda Guerra Mundial, analisando o viés propagandístico dos filmes produzidos nessa época.

José conta que o cinema, principalmente o estadunidense, sempre o atraiu, devido à sua influência: “foi na Segunda Guerra que os estúdios dos Estados Unidos abusaram com força desse poder”.  Segundo o autor, é possível perceber a persuasão presente em vários filmes da época e é bastante interessante analisar como eles representam o conflito, as relações humanas e sociais geradas no contexto.

Para o TCC, José optou for fazer uma monografia, pois, segundo ele, o tema pedia tal formato. Teve orientação da então professora Mônica Campo e posteriormente do professor Welington de Andrade. Com seus orientadores selecionou filmes com diferentes tipos de propaganda. José exemplifica citando O Grande Ditador como uma sátira ao Nazifascismo e Missão em Moscou como “um apoio velado à aliada União Soviética”.

Para o trabalho foram analisados sete filmes com propagandas implícitas e a série de documentários, explicitamente persuasiva, Por que lutamos de Frank Capra.  Dentre as obras analisadas encontram-se os clássicos Correspondente Estrangeiro, de Alfred Hitchcock; Rosa de Esperança, de William Wyler e o já citado O Grande Ditador de Charles Chaplin. José afirma que a avaliação da banca, composta pelos professores José Augusto e Igor Fuser e pelo crítico de cinema Paulo Santos Lima, foi positiva: “A nota final do meu TCC foi 9,5”.

Para transformar a monografia em livro, José recorreu às dicas dos professores da banca sobre como tratar o texto e procurou novas imagens para a ilustração.  Ele optou por frases mais curtas e diretas, retirando o tom acadêmico. O processo de revisão foi bastante rápido: “Isso tudo eu fiz em janeiro. Em fevereiro, apresentei o trabalho à editora, que topou lança-lo em livro”.

 

CAPA

 

 

Serviço
Lançamento do livro Hollywood no Front! – A Segunda Guerra Sob a Ótica do Cinema Americano
Local: Livraria da Vila – Lorena
Data: Sábado, 26 de julho
Horário: 16h