Casperianos do 2º ano de jornalismo produzem revistas

Por: Ingrid Matuoka, do Núcleo de Mídias Digitais

Casperianos produzem revistas em projeto interdisciplinar do curso de jornalismo

Ao longo do segundo ano do curso de jornalismo, em um projeto interdisciplinar, os Casperianos têm a oportunidade de elaborar uma revista, com textos e fotos produzidos e diagramados por eles. Para a aluna Paula Forster, foi um aprendizado duplo: “exploramos o InDesign e tivemos a oportunidade de ler matérias incríveis”.

A primeira etapa é comandada pelo professor Sergio Vilas-Boas, que ministra a disciplina Técnicas e gêneros jornalísticos II. Com ele, os alunos fazem uma pesquisa bibliográfica sobre os temas, realizam entrevistas e trabalham a narrativa e edição dos textos.

Em seguida, com os professores Helena Jacob e Tochio Yamazaki, da disciplina de Computação e planejamento gráfico em jornalismo, os Casperianos fazem a diagramação desse material, produzindo uma revista por turma. “Assim, pudemos dar mais vida àquilo que escrevemos”, contou a aluna Mariana Dib.

A professora Helena, que também é coordenadora do curso de jornalismo, afirmou que o projeto cumpre uma das grandes metas do ensino e recomendação do Ministério da Educação, que é o incentivo à interdisciplinaridade. “Ao elaborar a revista, o aluno passa por todas as etapas do processo e consegue entender as necessidades de todas as áreas de produção”, explicou a docente. Para o professor Sergio, o diferencial deste projeto está em “ambas as disciplinas passarem a se alimentar de experiências concretas”.

Uma das turmas de jornalismo teve a ideia de produzir uma revista adicional, composta só por perfis e, para dar conta da demanda, os Casperianos se organizaram como uma redação real, afirmou Lígia Neves. “Dá um pouquinho de trabalho juntar tudo e correr atrás de imagens, mas no fim o resultado é gratificante”, contou Luanna Martins.

Confira as revistas abaixo:

JOC---Perfis

http://cspr.me/JOC2014-2

JOD

http://cspr.me/JOD2014

JOB

http://cspr.me/JOB2014

JOC

http://cspr.me/JOC2014-1

JOA

http://cspr.me/JOA2014