Na quinta-feira, 11 de setembro, alunos e professores da graduação e pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero viajam para Sofia, na Bulgária, para participar de mesa no 12º Congresso Mundial de Semiótica. O congresso acontece de 16 a 20 de setembro na New Bulgarian University.

O professor da graduação e da pós-graduação, Roberto Chiachiri, faz parte do comitê executivo brasileiro da associação desde 2009 e está comandando o projeto em conjunto com o professor do curso de publicidade e propaganda, Rodrigo Moraes.

Os dois organizaram um grupo com mais 26 pesquisadores dos estados de São Paulo, Bahia, Ceará, Rondônia e Pará. Da faculdade irão também os professores, Simonetta Persichetti, da pós-graduação, Eduardo Dieb e Sílvio Barbosa, da graduação. Flávia Mantovani e Felipe Garcia, alunos do 2º ano de Publicidade e Propaganda e mais três alunos da pós-graduação, nas modalidades strictu e lato sensu, completam a equipe.

Novas semióticas

O tema do congresso é Novas Semióticas: Entre Tradição e Inovação. “Levando em conta que a semiótica abrange todos os campos, é possível abrir vários caminhos para estudar essa ciência em interpretação que é a semiótica”, explica Chiachiri.

A mesa redonda criada pelo grupo tem como tema “Imagens do tempo”, que foi pensado para propor a discussão das representações do tempo através de imagens, que, de acordo com o professor, não abrange apenas imagens visuais, mas também as imaginárias, virtuais, retórica, ou de memória.

Segundo o Chiachiri, esse projeto faz parte de uma iniciativa de internacionalização da Cásper Líbero e a comitiva brasileira é a maior nesse congresso.