Considerada a mais importante premiação da publicidade mundial, o Festival Cannes Lions de 2021 foi realizado entre os dias 21 e 25 de junho no formato online, em decorrência da pandemia de Covid-19. Nomeada de “Cannes Lions Live“, a edição contou com a premiação de dois alunos formados em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero.

Os casperianos Laís Gil da Bárbara, assistente de contas na AlmapBBDO, e Leonardo Berenguer, supervisor de mídia na ISOBAR, foram premiados em suas respectivas categorias e contaram a experiência vivida durante o festival e no desenvolvimento dos projetos. Confira os depoimentos:

Casperianos recebem premiações no Festival Cannes Lions de 2021 - Laís

Laís Gil da Bárbara

O projeto que participamos foi uma campanha publicitária para a marca de chocolates Snickers, em que os próprios consumidores foram os garotos propaganda dos anúncios. Fizemos a curadoria através de filtros do Instagram do humor que você fica quando está com fome (rabugento, chorão, confuso etc). As pessoas só precisavam postar o seu vídeo marcando a @snickersbr e os melhores foram escolhidos para estar nas peças da campanha. Ganhamos na categoria outdoor, porque algumas peças foram veiculadas nos relógios de rua de alguns pontos de São Paulo.

Na época eu era atendimento da conta dentro da Almap, então participei de quase todo o processo para colocar a campanha em pé. Mas a frente que mais ajudei foi com os influenciadores. Tivemos nomes como Pabllo Vittar, Rafa Kalimann e Gkay gravando stories convidando os consumidores a participarem e gravarem seus vídeos.

Foi maravilhosa a experiência de participar de um projeto vencedor de um Leão em Cannes. Confesso que não estava esperando a notícia, e saber que você ganhou um prêmio como esse é muito gratificante.

Casperianos recebem premiações no Festival Cannes Lions de 2021 - Leonardo

Leonardo Berenguer

O projeto foi chamado de “Flamengaço”. Um projeto da Adidas voltado para o jogo da final da Libertadores de 2019, entre Flamengo e River Plate, onde estávamos com comunicação em constante mudança durante a competição, sempre falando das vitórias e conquistas do time.

Eu era responsável por toda a parte de comunicação online que aconteceu pré e pós jogo, além de coordenar, posteriormente, a campanha de extração de dados para vermos o quanto teríamos gasto para anunciar nas primeiras páginas de todos os veículos de comunicação nos quais a ação foi divulgada, sem falar em influenciadores e etc. Saímos em mídias globais gigantescas como o The New York Times, Washington Post, Le Mond, BBC, Fox Sports, Jornal Nacional e diversas outras em todos os continentes. Além disso, influenciadores, jogadores e muitas figuras públicas postaram sobre nossa ação. O jogador Neymar, da seleção brasileira e do PSG, fez alguns stories sobre a ação e nem se atentou que se tratava de uma ação da maior concorrente da sua patrocinadora da época.

Foi indescritível ver que toda a correria da época, em período de Black Friday, deu tão certo no nosso mercado também. Na época, já tínhamos trazido resultados de venda espetaculares para a marca, e agora trazer esse resultado pra nós é maravilhoso. Foram dois Leões nessa campanha, um deles em PR-Culture&Context-Breakout on Budget e o outro em Entertainment for Soprts-Sport-led brand experience-Sports live experience, os dois de bronze, além de mais um shortlist em Brand Experience & Activation & Culture & Context-Cultural Insight. Geralmente os Leões vão muito pra galera da criação, mas esses foram conquistados por muito trabalho e dedicação da mídia e do atendimento. Trabalhamos dia e noite para fazer tudo entrar no ar certinho e conseguir alinhar com veículos as entradas de urgência que poderiam acontecer.

Além de contarem sobre a premiação no Festival Cannes Lions de 2021, Laís e Leonardo aproveitaram para dar dicas aos estudantes de Publicidade e Propaganda que estão entrando na área e querem fazer a diferença no mercado publicitário. Confira:

“Primeiro de tudo, esse é um mercado que te oferece muitos caminhos, por isso não se compare aos outros e tenha pessoas como referência/inspiração para guiar sua trajetória. É muito importante termos referências, principalmente para as pessoas que querem seguir na área de criação. Dois: nunca desanime! Mesmo que você ainda não esteja no lugar/agência que você quer. Tudo acontece no tempo certo e as coisas sempre dão certo no final. Por último, pense cada “job” como uma oportunidade de fazer algo legal e saudável, no sentido de que a publicidade não deve ser tratada apenas como consumismo/venda de produto. Cada vez mais as marcas estão tendo um propósito e precisam se posicionar perante pautas importantes e que estão totalmente ligadas à sociedade”, afirma Laís.

“Acho que um coisa que eu ouvia muito o Fernando Musa, CEO da Ogilvy BR, falando é: muita gente tem muita ideia boa, excelente, mas pouca gente tem uma ideia realmente foda. Ouvindo ele conversar com algumas pessoas e trazendo isso pra dentro da equipe eu sinto que as melhores ideias aparecem naturalmente, mas por medo de apresentar uma ideia dessas, as pessoas acabam jogando fora. Nós fomos a primeira marca a colocar investimento no Cristo Redentor, depois queríamos ter colocado as cores em outras maravilhas do mundo moderno, mas não deu certo. Essas ideias que parecem inviáveis tem que ser levadas pra frente, não tenham medo de puxar uma ideia que parece louca, são essas coisas que dão resultado. Mais do mesmo pode trazer resultado, mas jogar sempre na mesmice cansa, e não cansa só quem está fazendo, cansa o público também”, conta Leonardo.