Os casperianos Mattheus Goto e Mauricio Abbade, do 3° ano de Jornalismo da Cásper Líbero, venceram o 11° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Eles produziram o documentário “Fuga e Morada”, sobre a face humana dos movimentos migratórios no Brasil, com a orientação da professora Cândida Almeida e com Bianca Vasconcellos como jornalista mentora. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 24 de outubro de 2019, junto ao 41° Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog.

Da esquerda para direita: Bianca Vasconcellos, Ivo Herzog (filho do Vladimir Herzog), Mauricio Abbade, Mattheus Goto e Sérgio Gomes (diretor da Oboré Projetos Especiais). Foto de divulgação do evento.

Os dois alunos fizeram o curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”, do projeto Repórter do Futuro, realizado pela OBORÉ Projetos Especiais. Foi lá onde conheceram o Prêmio e resolveram se inscrever em agosto desse ano.

Logo quando se inscreveram, Mattheus e Maurício decidiram que fariam um documentário, o próximo passo foi a escolha do tema. A ideia inicial girava em torno da gastronomia de imigrantes, mas, conforme as pesquisas foram avançando, eles descobriram a Orquestra Mundana Refugi, composta por músicos refugiados, imigrantes e brasileiros, e essa se tornou a pauta. Mattheus explica:

“Nós dois nos envolvemos muito tanto com o tema quanto com o formato. Mas dá para dizer que o Maurício estava representado pelo audiovisual e, eu, pelas questões cultural e musical, com as quais me identifico muito. Foi um desafio jornalístico incrível e, no processo, pudemos trocar muitos conhecimentos!”.

O documentário está disponível no site da Revista Esquinas!

Foto: Divulgação do evento

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão foi idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, em 2009, com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem. Tanto o processo quanto o produto são orientados por um professor da instituição de ensino do estudante e acompanhados por um jornalista mentor especialmente designado pela organização do Prêmio.