Por Manuela Montez, da equipe de assessoria da Fundação Cásper Líbero

Na última quinta-feira, 15 de setembro, a Faculdade Cásper Líbero levou seus alunos para uma visita guiada pela exposição “Victor Brecheret e a Semana de Arte Moderna de 1922”, que ocorre entre os dias 31 de agosto e 1º de outubro de 2022, sediada na Pinacotheke São Paulo.

Dividida em quatro módulos, a visita dos casperianos foi conduzida por Eliane Pinheiro, futura doutora em História da Arte formada em artes visuais. A exposição reúne obras de Victor Brecheret, Anita Malfati, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Helios Seelinger e Zita Anita.

A visita se encerrou com uma degustação de cafés especiais enquanto os alunos conversavam sobre suas opiniões sobre a exposição.

Para Nicole Mingoranci, aluna do quarto ano de Rádio, TV e Internet na Cásper, a visita foi enriquecedora:

“Achei muito interessante poder descobrir ainda mais sobre a história daquela semana, principalmente diante das obras. A monitora deu uma verdadeira aula e foi uma experiência muito completa”.

O casperiano Gustavo Golin, também do quarto ano de Rádio, TV e Internet, conta que a exposição lhe proporcionou novas perspectivas sobre a arte:

“Eu gostei de refletir sobre como as obras repensam a estética, trazendo novos questionamentos em relação ao entendimento da arte. Gostei também de saber mais sobre a história do Brecheret e como a trajetória dele pode ser contada através das suas obras”.

A Semana de Arte Moderna ocorreu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, com apresentações e mostras no Theatro Municipal de São Paulo.

A mostra celebra o centenário desse grande acontecimento cultural destacando o escultor Victor Brecheret, que teve grande protagonismo na Semana, tendo doze obras apresentadas.