O cineasta Kiko Goifman já está bem familiarizado com o ambiente da Cásper Líbero. Isso porque tem sido recorrente, nos últimos anos, sua presença em palestras e aulas oferecidas aos graduandos do curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade. “É gostoso encontrar turmas de primeiro e segundo anos e já observar pessoas atentas e perguntas interessantes. Isso dá um prazer”, comenta o mineiro, formado em antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Hoje, 10 de setembro, foi um desses dias em que Kiko pôde conversar com a nova geração de alunas e alunos de RTVI. Mateus Schunemann, aluno do 1º ano de RTVI, participou do bate-papo na Sala Aloysio Biondi e conta que esse tipo de encontro ajuda a iluminar a mente dos alunos. “É sempre muito esclarecedor, porque promove o aumento do nosso network. A gente acaba conhecendo mais pessoas, mais interesses”.

chamada-1

Kiko Gouifman (centro) e alguns alunos do curso de Rádio, TV e Internet da Cásper Líbero | Crédito: Lidiane Faria

Kiko Goifman é roteirista e diretor de cinema. Com mais de dez obras entre documentários e longas-metragens de ficção na carreira, seus filmes 33 (2002), Atos dos Homens (2006) e FilmeFobia (2008) receberam destaques e foram premiados em importantes festivais nacionais e internacionais, como o Continents Film Festival de Nantes, na França, e o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Periscópio, último longa-metragem do cineasta, estreou recentemente no circuito cinematográfico de São Paulo. A trama se desenvolve em um pequeno apartamento onde moram dois homens solitários, cuja relação não é das melhores, quando, de repente, surge um objeto de ferro e luz que rasga o assoalho da sala da casa. Foi sobre este filme que Kiko tratou com os alunos no encontro desta quinta-feira.

Para a Casperiana Camila Moura, também do 1º ano de RTVI, a palestra foi importante para conhecer melhor um roteirista que não trabalha com os modelos tradicionais de construção de uma obra. “Ele tem uma forma pouquíssimo convencional de escrever os roteiros e de dirigir. O filme [Periscópio] até lembra outros filmes que eu já assisti, mas nada parecido, nada tão ‘louco’ assim”, conta a aluna, empolgada.

Kiko também falou sobre o futuro da profissão, e traçou um panorama do que entende como sendo fundamental para os jovens alunos do curso de RTVI. “O que é superimportante é que as pessoas tenham uma dimensão crítica sobre o mundo e tentar trazer, de alguma forma, novos olhares. Quem hoje está estudando Rádio, TV e Internet precisa saber que estamos falando, cada vez mais, de um sentido multimídia”.

Confira a entrevista com o cineasta, realizada pela produtora experimental Clact Zoom: