De 28 de julho a 07 de agosto, a Faculdade Cásper Líbero oferece o módulo básico do curso Teatral para não atores: comunicação verbal e não verbal. Em sua 10º edição, o curso tem como objetivo ajudar e aprimorar o trabalho de profissionais que precisam falar em público, utilizando técnicas teatrais.  O curso possui também um módulo avançado para aqueles que já cursaram o básico.

As aulas são ministradas pela consultora em comunicação Bruna Gasgon, que é atriz e diretora de teatro e vídeo desde os anos 1970, quando se tornou também publicitária. Em 2001, Liana Gotllieb, professora da pós-graduação da Cásper Líbero, ouviu uma entrevista com Bruna e a convidou para uma palestra em sala de aula. Foi assim que a consultora acabou chamada para ministrar um curso livre de comunicação verbal e não verbal na faculdade.

O curso é bastante procurado por perfis diferentes de profissionais. Há desde CEO de empresas até estudantes recém-formados, passando por gestores de comunicação, jornalistas, relações públicas e tecnólogos em comunicação institucional. Segundo a consultora, “todos têm algumas coisas em comum: o medo de falar em público, baixa estima e falta de autoconhecimento”.

Julia Herrera Fernades , aluna do 3º ano de relações públicas na Cásper Líbero, fez o módulo básico do curso em julho do ano passado e agora se dedica ao módulo avançado. Julia trabalha na área de comunicação da Novelis, indústria de alumínio, e afirma que o curso a ajudou muito no trabalho, mudando sua perspectiva de vida.  “Você vence seus medos, aprende a se posicionar e a criar personagens pra lidar com situações da sua vida”.

Para Gabriel Fabri, do 3º ano de jornalismo e estagiário da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Cultura, o curso além de ensinar técnicas e dicas para uma boa apresentação, proporciona uma verdadeira imersão em si mesmo: “É um desafio de autoconhecimento, de entender os seus próprios limites e tentar superá-los. Fora que foi muito divertido também, bom pra vida e pra carreira.”.

Perceber a evolução e os resultados positivos em seus alunos, para Bruna, “não tem preço”. “Simplesmente adoro fazer este trabalho, que me transforma e transforma quem participa”, conclui.

Alta procura

A partir dos anos 1990, conta Bruna, muitas empresas passaram a solicitar palestras e workshops de comunicação e desinibição para seus colaboradores. “Comecei a ser tão solicitada, que no ano 2000, tive que abrir uma empresa de comunicação, a Gasgon Comunicações Ltda., para atender a demanda”. Ela atribui seu reconhecimento profissional às entrevistas concedidas a diversos programas de TV e jornais.

Bruna também é autora de oito livros, entre os quais estão O Vendedor Imbatível, Vendas Cinematográficas e A Bela Adormecida acordou, além de ser co-autora do livro Gigantes da Liderança.

Confira a agenda de cursos livres da Cásper Líbero