Por Ricardo Nóbrega, da equipe de assessoria da Fundação Cásper Líbero

Entre os dias 19 e 21 de setembro, o “Conexões RP” realizou workshops, presenciais e online, com diferentes temáticas que envolvem o universo das relações públicas. O evento promovido pelo CONFERP em parceria com a Faculdade Cásper Líbero e a Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), reuniu profissionais e acadêmicos que apresentaram para estudantes e profissionais da área de todo o Brasil.

Um dos temas abordados foi “Customer Sucess”, método que busca entender as necessidades do cliente. Apresentado na segunda-feira (19) pela customer success manager na Shift, Mary Gabriela, o workshop trouxe uma visão mais ampla do conceito, como desenvolver advogados da marca e pensar na jornada do cliente. Ainda na segunda, Gabriel Finamore, conselheiro do Governo do Estado de São Paulo, apresentou o tema “Empreendedorismo Social”.

Gabriel Finamore, do Governo do Estado de São Paulo, no Workshop sobre Empreendedorismo Social

 

Na terça-feira (20), Suzel Figueiredo mostrou a importância da pesquisa em situações de crise no workshop “Pesquisa em Comunicação”. Indicadores durante uma crise foi uma proposta da apresentação. “Nem sempre o movimento das redes sociais indica uma crise”, explicou a especialista.

No mesmo dia, Fabiana Klafke, da MATCHBOX & ABEB, comandou a apresentação sobre “Employer Branding” e ressaltou alguns pontos, como a questão cultural como diferencial competitivo nas empresas. “Profissional de Employer Branding precisa conhecer ferramentas de outras áreas, como RH por exemplo”, destacou durante o encontro na Cásper.

Fabiana Klafke, da MATCHBOX & ABEB, comandou a apresentação sobre “Employer Branding”

 

Na quarta-feira, Fernanda de Almeida apresentou o tema “Relações Públicas Educativas”, que trouxe uma visão de como as empresas podem educar seus funcionários para se comunicarem melhor. Para fechar os encontros presenciais, a professora e pesquisadora Bianca Dreyer apresentou o workshop “Gestão de Relacionamentos“. Dreyer é autora do livro “Teoria e prática de relações públicas: Uma metodologia para diagnosticar, construir e obter resultados com os relacionamentos”.