O crescimento do mercado de podcasts observado nos últimos anos ocorreu devido a uma característica inovadora deste formato: a personalização de conteúdos. Atendendo a demandas específicas de cada grupo, esses materiais em áudio são capazes de criar um senso de identificação, e até mesmo um lugar de pertencimento entre seus consumidores. No entanto, a disseminação das produções de podcasts não se deu de forma equitativa.

Para a discussão sobre este ponto relevante para o mercado sonoro, o oitavo episódio do Central 900 apresenta Marina Orfali, jornalista formada pela Cásper Líbero, e conta com a participação das casperianas Gabriela Mayer, jornalista e apresentadora do podcast “Café da Manhã”, da Folha de S. Paulo, e Bertha Salles, podcaster e produtora de conteúdo. 

 

Ao que se deve o crescimento do potencial econômico dos podcasts no Brasil e no mundo?

A versatilidade de assuntos abordados impulsionou o consumo e incentivou o surgimento do públicos nichados para os podcasts. Estes tipos de materiais em áudio se mostraram inovadores ao desenvolver o sentimento de pertencimento a uma comunidade, assim como retirar dos ouvintes a sensação de consumo de notícias generalizadas.

Tal comportamento de fidelidade dos ouvintes incentivou a criação de projetos em inúmeras plataformas de áudio, que traziam em sua estrutura a mensagem de conexão não observada em portais noticiosos comuns. 

Contudo, a jornalista Gabriela Mayer afirma que, segundo a pesquisa Oxford Road, a quantidade de programas mais que dobrou, enquanto a audiência não cresceu na mesma medida. Ainda citando a pesquisa, a convidada aponta que o número de programas reduziu com o passar do tempo e explica: 

“(…) não é tão simples fazer um podcast, precisa-se de patrocinador e de audiência para o convencimento dos patrocinadores”.

 

Quais são os desafios para produtores de podcasts com públicos menores?

Especialistas em podcast afirmam que um dos maiores desafios de produção está em apresentar originalidade para atrair um público maior. Em resposta à entrevista com Orfali, as convidadas comentaram sobre a dificuldade de criar conteúdos que possam se tornar o tema de um projeto completo, não apenas alguns episódios. 

Além disso, as participantes ressaltam a importância de não se produzir materiais que “cansem o ouvinte”. De acordo com Salles, os podcasters devem adotar estratégias que despertem o interesse do público durante todo o episódio, como uma linguagem descontraída e um roteiro linear e de qualidade.

Outro desafio na produção é a questão financeira. Embora as plataformas tenham concedido a monetização aos produtores de conteúdo, pequenos empresários ainda apresentam dificuldades quanto ao patrocínio.

A criadora de conteúdo Bertha Salles compartilhou sua experiência no mercado de podcasts:

“Hoje em dia as marcas procuram muito mais nomes grandes, hubs grandes (…) e podcasts como o meu, por exemplo, tivemos que parar de fazer e voltar a fazer em casa, por essa mudança no mercado”.

 

É possível driblar estas situações?

Ainda que o cenário se mostre pouco favorável para a criação de projetos, as convidadas ofereceram dicas de como criar podcats que monetizem e ganhem visibilidade na mídia.

“Podcast nichado é mais fácil, pois é mais simples provar para potenciais patrocinadores que têm uma coisa qualitativa ali (…) provar que todo o público ali é um potencial consumidor”.

Quer saber mais sobre o universo dos podcasts e sua influência no mercado? Confira o episódio completo do Central 900:

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