O crescimento do mercado de podcasts observado nos últimos anos ocorreu devido a uma característica inovadora deste formato: a personalização de conteúdos. Atendendo a demandas específicas de cada grupo, esses materiais em áudio são capazes de criar um senso de identificação, e até mesmo um lugar de pertencimento entre seus consumidores. No entanto, a disseminação das produções de podcasts não se deu de forma equitativa.
Para a discussão sobre este ponto relevante para o mercado sonoro, o oitavo episódio do Central 900 apresenta Marina Orfali, jornalista formada pela Cásper Líbero, e conta com a participação das casperianas Gabriela Mayer, jornalista e apresentadora do podcast “Café da Manhã”, da Folha de S. Paulo, e Bertha Salles, podcaster e produtora de conteúdo.
A versatilidade de assuntos abordados impulsionou o consumo e incentivou o surgimento do públicos nichados para os podcasts. Estes tipos de materiais em áudio se mostraram inovadores ao desenvolver o sentimento de pertencimento a uma comunidade, assim como retirar dos ouvintes a sensação de consumo de notícias generalizadas.
Tal comportamento de fidelidade dos ouvintes incentivou a criação de projetos em inúmeras plataformas de áudio, que traziam em sua estrutura a mensagem de conexão não observada em portais noticiosos comuns.
Contudo, a jornalista Gabriela Mayer afirma que, segundo a pesquisa Oxford Road, a quantidade de programas mais que dobrou, enquanto a audiência não cresceu na mesma medida. Ainda citando a pesquisa, a convidada aponta que o número de programas reduziu com o passar do tempo e explica:
“(…) não é tão simples fazer um podcast, precisa-se de patrocinador e de audiência para o convencimento dos patrocinadores”.
Especialistas em podcast afirmam que um dos maiores desafios de produção está em apresentar originalidade para atrair um público maior. Em resposta à entrevista com Orfali, as convidadas comentaram sobre a dificuldade de criar conteúdos que possam se tornar o tema de um projeto completo, não apenas alguns episódios.
Além disso, as participantes ressaltam a importância de não se produzir materiais que “cansem o ouvinte”. De acordo com Salles, os podcasters devem adotar estratégias que despertem o interesse do público durante todo o episódio, como uma linguagem descontraída e um roteiro linear e de qualidade.
Outro desafio na produção é a questão financeira. Embora as plataformas tenham concedido a monetização aos produtores de conteúdo, pequenos empresários ainda apresentam dificuldades quanto ao patrocínio.
A criadora de conteúdo Bertha Salles compartilhou sua experiência no mercado de podcasts:
“Hoje em dia as marcas procuram muito mais nomes grandes, hubs grandes (…) e podcasts como o meu, por exemplo, tivemos que parar de fazer e voltar a fazer em casa, por essa mudança no mercado”.
Ainda que o cenário se mostre pouco favorável para a criação de projetos, as convidadas ofereceram dicas de como criar podcats que monetizem e ganhem visibilidade na mídia.
“Podcast nichado é mais fácil, pois é mais simples provar para potenciais patrocinadores que têm uma coisa qualitativa ali (…) provar que todo o público ali é um potencial consumidor”.
Quer saber mais sobre o universo dos podcasts e sua influência no mercado? Confira o episódio completo do Central 900: