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Abertura da Semana de Comunicação Integrada, que trouxe profissionais para discutir diferentes aspectos da área. Crédito: Yuri Andreoli

Abertura da Semana de Comunicação Integrada, que trouxe profissionais para discutir diferentes aspectos da área. Crédito: Yuri Andreoli

De 8 a 12 de setembro, o Teatro Cásper Líbero foi palco da Semana de Comunicação Integrada. A coordenadoria de publicidade e propaganda organizou o evento para aproximar profissionais e alunos, contribuindo para que compartilhassem experiências e novidades desse ramo da comunicação.

Tecnologia e inovação, propaganda no rádio e compra e venda de mídia foram alguns dos temas das palestras, que procuraram mostrar a importância das múltiplas formas de relacionamento com o público. Para Clóvis Geron, aluno do 3º ano de publicidade e propaganda, a escolha dos palestrantes “foi ótima, pois todos trouxeram pontos relevantes, utilizando linguagem arrojada e jovem.”.

Na segunda-feira, 8 de setembro, o tema principal foi criatividade e inovação com Ana Del Mar, da agência Omelete Inteligência. A primeira palestra de terça-feira, 9, foi com o jornalista e escritor João Wady Cury, autor do livro Enquanto eles choram, eu vendo lenços, que conta a história de como o publicitário Nizan Guanaes deixou sua marca no Brasil e no mundo participando do seleto grupo Living Legends, vinculado à organização do Festival de Cannes.

No mesmo dia, à noite, o superintendente comercial da TV Gazeta, Antonio Rosa Neto, explicou aos alunos os trâmites de compra e venda de mídia em veículos como a televisão. Quando perguntado sobre se os alunos saem preparados da faculdade para o mercado de trabalho, Antonio respondeu que as viagens recentes aos Estados Unidos o fizeram perceber o quão positivo é ter uma escola que possa preparar os jovens para um futuro imprevisível. “Somos o segundo país do mundo em mídia, não no sentido financeiro, mas na diversidade e consumo dos meios, temos uma oportunidade única na história, temos cerca de 250 faculdades de comunicação, poucos países tem tantas escolas nesse nível e temos que entender um pouco o novo cenário.”.

A diretora de comunicação corporativa da Edenred Ticket, Denise Coelho, falou sobre a importância da reputação do profissional, após a participação de Antonio Rosa Neto. Ela mostrou como as empresas podem aplicar esse conceito, indicando que devem focar na análise das instituições com as quais desejam trabalhar e nos prêmios de interesse. A diretora de comunicação também ressaltou a necessidade de se ter profissionais voltados especificamente à prática da reputação premiada, traçando metas e objetivos para a conquista dos prêmios que podem fortalecer a noção de excelência em torno da marca diante do mercado (por exemplo, ser a empresa com maior faturamento ou a melhor do ano para se trabalhar).

Beto Rivera, superintendente da rádio Gazeta FM, participou do evento na quarta-feira, 10, e abordou sua trajetória no rádio, desde seu começo como locutor, até sua passagem pela TV Gazeta, como apresentador dos programas Clip Trip e Realce, nos anos 1980. Beto também falou sobre como o uso de diferentes plataformas enriquece o relacionamento com o público.

Antonio Rosa Neto, superintendente comercial da TV Gazeta, falou sobre compra e venda de mídia. Crédito: Yuri Andreoli

Antonio Rosa Neto, superintendente comercial da TV Gazeta, falou sobre compra e venda de mídia. Crédito: Yuri Andreoli

Mais tarde, às 19h30, Alexandre Oliveira, diretor de operações social CRM da agência E.Life apresentou sua experiência com SAC 2.0 e relacionamento online com os clientes. “No contexto geral, não se viabiliza uma ação por conta de uma ou duas pessoas que possam a vir a reclamar. Quando elas criam um perfil no Twitter o usuário sabe que qualquer um pode ver, comentar, falar, não tem muito isso. E no Facebook isso só acontece se o cliente comentar na página da marca, não é possível fazer uma ativação se a pessoa posta na própria página. E se a pessoa postou na página da marca, já deu abertura para a marca falar com ela”, disse Alexandre durante sua apresentação.

No penúltimo dia do evento, Luis Gustavo Peccicacco, coordenador de comunicação institucional e interna na Edenred Ticket, retomou a discussão sobre reputação do profissional, no período da manhã, e, à noite, Bruno Damião, diretor de arte da agência África, apresentou diversos cases da agência. Damião contou que, na empresa na qual trabalha, o processo criativo, iniciado pelo briefing definido em conjunto com a área de atendimento, contempla saídas do escritório para produzir as melhores ideias para os clientes que atendem. Assim, a equipe consegue levantar ideias e compartilhá-las com o diretor de criação e, a partir da escolha dele e mediante aprovação do cliente, desenvolver a campanha. O publicitário ressaltou também que é importante trabalhar em parceria com a direção de arte: “Não sou ilustrador, mas o diretor de arte precisa ter um repertório, conhecer ilustradores bons, pois é preciso integrar esses profissionais aos clientes na sua campanha.”.

Após a apresentação de Bruno, Célio Ashcar Jr., da Aktuellmix, compartilhou suas experiências com branding e marketing, reforçando que live marketing não precisa ser aplicado somente a eventos: “Promoção é live marketing, quando você vai ao ponto de venda e te oferecem uma degustação também. Tudo que gera experiência de contato entre pessoas, marcas, produtos e serviços é live marketing.”.

Ricardo “Brad” Correia e Bruno Brasileiro, heads criativos de live marketing da agência Mood/TBWA, também falaram sobre como o live marketing pode ser uma poderosa ferramenta de transformação do consumidor na manhã da sexta-feira, 12. Lucia Haddad, diretora geral da Insula Comunicação, abordou promoção de vendas e explicou a diferença entre os conceitos de ATL e BTL durante a palestra que encerrou a programação da semana. Aplica-se ATL (above the line) em comunicação de massa como a que é feita para rádio e televisão. Já BTL (below the line) quando a comunicação é dirigida a um público específico, caso do live marketing.

Assista às palestras transmitidas na quarta-feira, 10 de setembro:

 

*Com a colaboração de Gabriela Canal e Vinícus Soares Lombarde, alunos do 2º ano do curso de publicidade e propaganda