Welington Andrade apresenta mais uma edição do Literatura Cásper / Crédito: Júlia Faria

O ciclo  de palestras preparatórias para o Vestibular 2015 da Cásper Líbero chegou ao fim. As seis edições do Literatura Cásper  em 2014 discutiram as leituras recomendadas, que tradicionalmente vão do clássico ao contemporâneo em língua portuguesa, para o processo seletivo.

Welington de Andrade, professor e vice-diretor da Faculdade Cásper Líbero, ministrou as cinco primeiras palestras e explica que o Literatura Cásper têm uma abordagem universitária sobre as obras obrigatórias para que o vestibulando tome conhecimento dos tipos de reflexões teóricas que terá na faculdade. “O importante é que os alunos se descolem da mera narrativa e pensem como aquele livro suscita um modo de reflexão.”.

Compilação literária

Na primeira palestra, realizada na terça-feira, 12 de agosto, o livro analisado foi Viagens na minha terra, de Almeida Garret.  A obra faz parte da literatura de viagem europeia e combina ironia e experimentação.
Papéis Avulsos, de Machado de Assis foi o segundo livro analisado, no evento do dia 26 de agosto. Ao contrário do que o título indica, a obra é uma reunião de contos que se completam e conversam entre si criando alegorias de interpretação do Brasil utilizando o humor e a ironia, recursos típicos do narrador machadiano.

No terceiro encontro, que aconteceu em 9 de setembro, Welington falou sobre A cidade e as serras, de Eça de Queiróz. O docente apontou para a armadilha existente no título da obra, que parece discutir um mero embate entre campo e cidade. Para além disso, critica o vazio da vida e burguesa e sua necessidade de prestígios interiores.

O tema do Literatura Cásper da tarde de 23 de setembro foi o livro  do escritor baiano, Jorge Amado, Capitães da Areia. A geração da qual o autor faz parte é considerada a primeira a retratar o Brasil mais a fundo, explorando a pluralidade e oposições complementares da população.

Os melhores contos de João Antônio foi foco do Literatura Cásper do dia 7 de outubro. Welington abordou a capacidade que João Antônio, autor e jornalista, tem em criar linguagem a partir da observação do dia a dia, negando convenções estilísticas e procurando entender quem são seus personagens.

Sobre o livro Toda Poesia, de Paulo Leminski, a última edição do Literatura Cásper foi ministrada pela professora Sonia Castino em 21 de outubro. Ela comentou o engajamento e a preocupação social que permeiam a obra. O autor é dono de uma escrita libertária, transgressora e de resistência.

Durante os eventos preparatórios, Welington Andrade falou sobre o que é esperado para a redação do vestibular Casperiano: ”Nossa redação exige uma produtividade discursiva tradicional.” O ideal é que os candidatos não coloquem seus conhecimentos em formas e sejam críticos. “Crítico é alguém que entra em crise com um sentido pré-estabelecido”, explicou o professor.

Já fez sua inscrição?

2014.10.10-facebooknovot