Logo Faculdade Cásper Líbero
  • Sou Aluno
  • Professores
  • Trabalhe Conosco
  • Rádio Gazeta Online
  • Busca
  • A CÁSPER
    • CONHEÇA A CÁSPER
    • TOUR VIRTUAL
    • INFRAESTRUTURA
    • Missão, Principio e Valores
    • Nossa Trajetória
    • Visite a Cásper
    • Indicadores de Qualidade
    • Comissão Própria de Avaliação
    • Resultado das Pesquisas
    • Setores
    • Central de Estágios
    • Centro de Eventos
    • Rádio Gazeta Online
    • NAAPI
    • Entidades Estudantis
    • Atlética Cásper
    • Centro Acadêmico
    • Egressos
    • Como Funciona
    • Palavra Da Direção
    • Acontece na Casper
    • Eventos e Notícias
    • Fale Conosco
    • Contato
    • Ouvidoria
  • GRADUAÇÃO
    • CURSOS
    • Jornalismo
    • Publicidade e Propaganda
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • COMO INGRESSAR
    • Processo Seletivo
    • Bolsa de Estudo e Parcerias
    • PUBLICAÇÕES
    • Revista Cásper
    • Revista Esquinas
    • PROGRAMA
    • Edição Extra
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    • CURSOS PRESENCIAIS
    • Jornalismo Esportivo
    • Jornalismo em plataformas digitais
    • MARKETING E PUBLICIDADE EM MÍDIAS DIGITAIS
    • COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
    • CURSOS ONLINE
    • Marketing e Mídias Sociais
    • Inteligência Artificial e Comunicação Corporativa
    • Comunicação Estratégica e Branding
    • COMO INGRESSAR
    • Inscreva-se
    • Regulamento
    • DÚVIDAS FREQUENTES
    • Dúvidas Frequentes
  • CURSOS LIVRES
  • PESQUISA
    • CONHEÇA O CIP
    • SOBRE O CIP
    • PESQUISA
    • DISCENTES (INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
    • DOCENTES
    • Grupos De Pesquisa
    • Projetos De Pesquisa
    • Dissertações
    • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
    • REVISTA COMMUNICARE
    • PODCAST PESQUISAR
    • Livros Publicados
    • Revista Líbero
    • EVENTO
    • FÓRUM DE PESQUISAS
    • Interprogramas Cásper Pesquisa
    • Próximas Defesas
  • BIBLIOTECA
    • SOBRE A BIBLIOTECA
    • SOBRE A BIBLIOTECA
    • ACERVO
    • SISTEMA INTEGRADO PERGAMUM
    • BASE DE DADOS
    • LINKS ÚTEIS
    • MANUAL BIBLIOTECA VIRTUAL PEARSON
    • INFORMAÇÕES E SERVIÇOS
    • INFORMAÇÕES E SERVIÇOS
    • REGULAMENTO INTERNO
    • REGULAMENTO INTERNO
  • VESTIBULAR
Faculdade Cásper Líbero
Vestibular
  • A CÁSPER
    • CONHEÇA A CÁSPER
    • TOUR VIRTUAL
    • INFRAESTRUTURA
    • Missão, Principio e Valores
    • Nossa Trajetória
    • Visite a Cásper
    • Indicadores de Qualidade
    • Comissão Própria de Avaliação
    • Resultado das Pesquisas
    • Setores
    • Central de Estágios
    • Centro de Eventos
    • Rádio Gazeta Online
    • NAAPI
    • Entidades Estudantis
    • Atlética Cásper
    • Centro Acadêmico
    • Egressos
    • Como Funciona
    • Palavra Da Direção
    • Acontece na Casper
    • Eventos e Notícias
    • Fale Conosco
    • Contato
    • Ouvidoria
  • GRADUAÇÃO
    • CURSOS
    • Jornalismo
    • Publicidade e Propaganda
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • COMO INGRESSAR
    • Processo Seletivo
    • Bolsa de Estudo e Parcerias
    • PUBLICAÇÕES
    • Revista Cásper
    • Revista Esquinas
    • PROGRAMA
    • Edição Extra
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    • CURSOS PRESENCIAIS
    • Jornalismo Esportivo
    • Jornalismo em plataformas digitais
    • MARKETING E PUBLICIDADE EM MÍDIAS DIGITAIS
    • COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
    • CURSOS ONLINE
    • Marketing e Mídias Sociais
    • Inteligência Artificial e Comunicação Corporativa
    • Comunicação Estratégica e Branding
    • COMO INGRESSAR
    • Inscreva-se
    • Regulamento
    • DÚVIDAS FREQUENTES
    • Dúvidas Frequentes
  • CURSOS LIVRES
  • PESQUISA
    • CONHEÇA O CIP
    • SOBRE O CIP
    • PESQUISA
    • DISCENTES (INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
    • DOCENTES
    • Grupos De Pesquisa
    • Projetos De Pesquisa
    • Dissertações
    • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
    • REVISTA COMMUNICARE
    • PODCAST PESQUISAR
    • Livros Publicados
    • Revista Líbero
    • EVENTO
    • FÓRUM DE PESQUISAS
    • Interprogramas Cásper Pesquisa
    • Próximas Defesas
  • BIBLIOTECA
    • SOBRE A BIBLIOTECA
    • SOBRE A BIBLIOTECA
    • ACERVO
    • SISTEMA INTEGRADO PERGAMUM
    • BASE DE DADOS
    • LINKS ÚTEIS
    • MANUAL BIBLIOTECA VIRTUAL PEARSON
    • INFORMAÇÕES E SERVIÇOS
    • INFORMAÇÕES E SERVIÇOS
    • REGULAMENTO INTERNO
    • REGULAMENTO INTERNO
  • VESTIBULAR
    • Sou Aluno
    • Professores
    • Trabalhe Conosco
    • Radio Gazeta Online
Início

>>

Eventos, Notícias e Trabalhos

>>

Conheça Leandro Sobral, idealizador da maior comunidade de assessores de imprensa do Brasil e Sócio CCO da Press Manager

>>

Conheça Leandro Sobral, idealizador da maior comunidade de assessores de imprensa do Brasil e Sócio CCO da Press Manager

Por Lucas Cardamone, estudante de Jornalismo da Cásper

09/01/2025

icone twitter icone facebook icone whatsapp icone night mode

Leandro Sobral, de 37 anos, começou sua trajetória profissional aos 18, atuando com vendas. Mas apenas aos 26 ele passou a trabalhar na assessoria de imprensa da empresa Comunique-se. Ao se apaixonar pela área da comunicação, Leandro passou a cursar Marketing na Anhanguera e foi idealizador da maior comunidade de assessores de imprensa do Brasil.

O empresário se tornou sócio CCO da Press Manager, plataforma de gestão online, e já participou de diversas palestras, como na Rede AIF (Assessoria de Imprensa Freedom), uma rede de apoio e networking para profissionais de assessoria de imprensa. Recentemente, Leandro resolveu fazer pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, em Jornalismo em Plataformas Digitais.

Leandro Sobral

Leandro Sobral

Em entrevista exclusiva concedida à Newsletter Pós Na Cásper, Leandro Sobral conta como foi e estão sendo as suas experiências dentro e fora da faculdade. Leia abaixo:

Por que começou a faculdade de marketing?

Eu já tinha experiência na área comercial, mas senti ali a necessidade de explorar mais, e o marketing foi uma opção bacana naquele momento onde consegui aprimorar o conhecimento dentro do trabalho de comunicação.

Quando eu estava no Comunique-se, comecei a me envolver muito com grupos de assessores de imprensa, até que em 2016, depois da experiência, eu montei uma comunidade de Assessores de Imprensa que hoje tem mais de 25 mil pessoas integradas e o marketing acabou ajudando bastante nesse momento.

Como começou e quais os próximos passos da Assessores de Imprensa?

Eu vi a oportunidade porque não tinha nada nas redes sociais onde pudesse unir os profissionais [jornalistas e imprensa] de alguma forma. E fui muito na linha de conectá-los. A rede social era a melhor forma, já naquele momento, há sete anos, onde conseguia, de fato, unir todo o mercado dentro de um grupo. [A Assessores de Imprensa] não só me ajudou no trabalho de relacionamento, que é o que faz parte não só da minha área comercial, mas do próprio mercado jornalístico. Consegui, de fato, ser mais participativo dentro da área. Ao longo do tempo, vi que essa rede tinha oportunidade maior de explorar, por ter oportunidades de encontros, eventos, ao longo do tempo vagas surgiram dentro dos grupos e isso vem crescendo bastante.

E tem uma novidade. Vou lançar o portal de notícias do assessor de imprensa logo mais. Esse portal nasce por conta dos grupos, com uma rede com mais de 25 mil pessoas integradas, e a gente vendo que tem muita oportunidade ali de informação. O portal nasce com a ideia, primeiro, de ser um canal de notícias. A ideia é justamente trazer informações, conteúdo jornalístico, teremos colunistas e também teremos algumas ações para contribuir com o mercado. Por exemplo, vagas de emprego vão poder ser acessadas dentro do portal. E também você vai ter a oportunidade de acessar quem são os assessores de imprensa, as agências, até pensando como contratante. Você quer contratar uma assessoria de imprensa? Quais são as assessorias de imprensa? É como se fosse uma vitrine que as empresas vão poder acessar.

Como é a relação dos jornalistas de redação e jornalistas assessores de imprensa?

A assessoria de imprensa, basicamente, cuida da reputação e ela transforma histórias em notícias, é uma área crescente e faz parte do ecossistema do jornalismo, que é bom até para quem estuda, por exemplo, jornalismo, saber que a assessoria de imprensa é também uma oportunidade de trabalho. O assessor é fundamental hoje dentro do ecossistema jornalístico como um parceiro realmente das redações. A gente vê que as redações estão mais enxutas e esse movimento reforça que a assessoria de imprensa pode ser um apoio estratégico para as redações porque são jornalistas em sua maioria. E eles acabam sendo a ponte entre a empresa, que é o cliente, e os veículos de comunicação para trazer notícias relevantes.

A assessoria de imprensa sempre viveu esse dilema de desafio na comunicação com o jornalista.

Eu brinco que é muito falado na nossa área como outro lado do balcão. Então é colocado que assessor de imprensa é um lado, jornalista de redação é outro, não acredito muito nisso, porque no final, um precisa do outro. Se você não conseguir falar com o assessor de imprensa para fazer a ponte com o cliente, também o assessor de imprensa não consegue falar com o veículo de comunicação para emplacar uma pauta, virar uma notícia.

Acredito que intensificou muito essa dificuldade na comunicação, porque partindo do ponto que os veículos de imprensa estão menores, os assessores de imprensa estão crescendo, chega uma hora que a balança fica pendendo para um lado.

Como é ser sócio CCO da Press Manager?

A Press Manager é uma plataforma de gestão online. Então ela tem vários recursos integrados dentro da plataforma. Os principais acabam sendo o mailing de imprensa, o serviço para envio de releases, que você faz por meio da tecnologia, e monitoramento de notícias.

O meu início? Eu atuava na área de vendas, tinha já experiência dentro do mercado de assessoria de imprensa, então, quando chega o convite para ser sócio da empresa, acabei vendo isso realmente como uma oportunidade nova de me desafiar, trazendo não só esse conhecimento comercial, mas de fato colocando todas as ideias que acabei ganhando dentro do mercado.

A Press Manager foi a oportunidade de fato de eu conseguir concretizar as ideias realmente em inovações usando a tecnologia. A gente acabou de atingir a liderança no mercado com 700 clientes. Claro, isso é todo um trabalho envolvendo várias pessoas da empresa, meu sócio, mas liderando a equipe comercial, consegui de fato fazer a empresa ser vista pelo mercado e ela acabou se tornando líder.

De onde surgiu a necessidade de fazer a pós-graduação em Jornalismo em Plataformas Digitais?

Primeiro ela nasceu, com certeza, por conta da Press Manager. Eu vejo a necessidade de inovação e o conhecimento é fundamental porque o digital está aí, está crescendo. Então, por exemplo, em 2025, nós vamos, de fato, reforçar o monitoramento de rede social, que é algo que não se tem hoje em nenhuma plataforma de nossos concorrentes. Isso foi possível por conta, justamente, de enxergar dentro da pós em Jornalismo em Plataformas Digitais como uma tendência.

Então, quando eu pensei na pós foi de fato a Press Manager e, claro, ela vai ajudando nesses outros projetos como o portal de assessores de imprensa.

Por que você escolheu a Cásper Líbero para fazer essa pós?

A Cásper Líbero para mim é um sonho que eu quis realizar lá atrás. Infelizmente não consegui por questões de oportunidade financeira. E quando pensei em, de fato, investir na pós-graduação, foi algo que veio, na hora, em mente.

Estou particularmente muito feliz. Tenho vivenciado isso de forma muito especial, porque está sendo muito bacana o contato com as pessoas, com os meus colegas de aula, com os professores… Eu tenho aprendido muito dentro da disciplina.

Assim que eu coloquei que estava estudando pós-graduação em jornalismo no LinkedIn, todo mundo já veio elogiando, então isso só reforçou que de fato é algo que está valendo a pena, não só porque eu queria ter feito isso lá atrás e agora tenho a oportunidade de fazer, mas isso também é visto de forma positiva pelas pessoas do mercado. Estou bem feliz e quero que, quem sabe um dia, eu volte e faça a graduação dentro da Cásper Líbero.

 


Newsletter Pós Na Cásper

Este conteúdo faz parte da Newsletter Pós na Cásper, uma iniciativa dos cursos de Pós-Graduação lato sensu da Faculdade Cásper Líbero, que informa e divulga as produções realizadas pelos estudantes que desejam aplicar o conhecimento adquirido em suas atividades profissionais nas organizações, ou querem realizar novos projetos, como transição de carreira ou inovação nas funções que já exercem. Iniciativas e perfis de docentes, além de agenda sobre eventos (como aulas magnas e abertas, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, entre outros) também são o foco da publicação.

Para sugerir pautas para a newsletter, envie um e-mail para [email protected]. Para receber o boletim mensal, inscreva-se pelo formulário abaixo:

Ícone decorativo

Leia mais

  • Notícias
  • Eventos
  • Notícias
  • Eventos
Jornalismo Imagem em destaque para Faculdade Cásper Líbero realiza evento "Reportagem em zonas de conflito: estratégias de cobertura e inovações tecnológicas"

Faculdade Cásper Líbero realiza evento "Reportagem em zonas de conflito: estratégias de cobertura e inovações tecnológicas"

Notícia
Jornalismo Imagem em destaque para Ademir da Guia comparece ao Programa Mundialistas, na Faculdade Cásper Líbero

Ademir da Guia comparece ao Programa Mundialistas, na Faculdade Cásper Líbero

Notícia
Imagem em destaque para Edição Extra de maio apresenta discos de vinil, fábulas e contos de fadas e danças culturais

Edição Extra de maio apresenta discos de vinil, fábulas e contos de fadas e danças culturais

Notícia
Imagem em destaque para Como grandes podcasts podem afetar o mercado de empreendedores independentes?

Como grandes podcasts podem afetar o mercado de empreendedores independentes?

Notícia
Ver Todos
Ver Todos
Usamos cookies para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Conheça nossa Política de Privacidade.
ACEITAR
Política de Privacidade & Cookies

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Always Enabled
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SAVE & ACCEPT
Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp

Conheça a Cásper

  • Infraestrutura
  • Missão, princípios e valores
  • Nossa trajetória
  • Fale conosco
  • Politica de Privacidade

Avenida Paulista, 900 - Bela Vista - São Paulo, SP
Telefone: +55 (11) 3170-5600

Publicações

  • Revista Esquinas
  • Revista Communicare
  • Revista Líbero
  • Revista Cásper

Unidades da Cásper

  • Atlética
  • Biblioteca
  • Central de Estágios
  • Centro Acadêmico
  • Centro de Eventos
  • Rádio Gazeta Online

Consulte aqui o cadastro da
Instituição no Sistema e-MEC

Imagem com texto e-MECQR Code para consultar cadastro da faculdade no MECImagem com texto Acesse Já

A Cásper nas redes sociais

© Copyright 1947 - 2025 Faculdade Cásper Líbero

Enviado com sucesso!

Você será redirecionado para continuar com a inscrição.

Caso o redirecionamento não aconteça automaticamente, clique aqui.