Para incentivar a cultura, a arte, a filosofia e as ciências humanísticas durante o período de isolamento social, a coordenadoria de Cultura Geral da Faculdade Cásper Líbero, liderada pela Profa. Dra. Roberta Brandalise, desenvolveu o projeto “CULTURA ALIVE”.
Dando início ao projeto, na disciplina História da Arte, o Prof. Me. Jorge Paulino realizará o festival Um Minuto De Arte Na Quarentena. Em suas aulas, cada aluno apresentará um vídeo de um minuto cantando, recitando, dançando ou mostrando um desenho ou pintura. De acordo com o professor, a iniciativa representa um registro histórico afetivo deste momento.
Cartazes criados pelos alunos:
Além do festival, outros eventos já foram confirmados, confira a programação:
Cinedebate Arquitetura da Destruição
Os professores da Cásper Líbero, Vanessa Bortulucce e Marco Vale, vão costurar as abordagens histórica e cinematográfica, nos contemplando com um debate sobre o filme Arquitetura da Destruição (1989), dirigido por Peter Cohen (Suécia).
A obra permite a reflexão sobre as relações entre a comunicação e o avanço do autoritarismo, considerando o papel e o alcance da propaganda na Alemanha nazista, atentando para a arte nas estratégias de propaganda ideológica de Adolf Hitler e seu ministro da Propaganda Joseph Goebbels.
Debate Ética Informacional e da Democracia Digital
O tema abordará questões como cidadania digital, quinto poder, vida informacional, pedagogia digital e a influência das novas tecnologias informacionais e comunicacionais no reconhecimento do sujeito, vigilância e privacidade.
A professora de filosofia da Cásper Líbero, Eloisa Benvenutti, tem três artigos publicados sobre o tema, um deles elaborado em parceria com o professor João Antonio de Moraes: Who are the citizens of the digital citizenship?. International Review of Information Ethics, v. 23, p. 4-19.
O professor Antonio de Moraes é filósofo, doutor pela Unicamp, com estágio nos EUA e Alemanha, e especialista no tema, com vários artigos e entrevistas publicadas, muitas inclusive recentemente, por conta da situação que atualmente vivemos, em que nos tornamos ainda mais dependentes da tecnologia.