INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Vencedores do prêmio The Mommentum for Change: Women for Results ao lado de Teresa Ribera, Ministra da Transição Ecológica da Espanha) | Foto: Louise Demetrio

A COP24 serviu de palco para o evento The Momentum for Change: Women for Results (O Momento de Mudança: Mulheres por Resultados) que premiou os quatro melhores projetos que visam beneficiar o meio ambiente com ações descomplicadas e acessíveis. A mesa contou com a presença de três mulheres e um homem, além da mediadora Teresa Ribera, atual Ministra da Transição Ecológica da Espanha.

Entre as quatro iniciativas apresentadas, uma delas eh o “Yalla Let’s Bike”, da Síria. A proposta consiste em incentivar principalmente mulheres a pedalar em conjunto por Damasco. Com mais de 4000 adeptas, o projeto já implantou ciclofaixas e bicicletários pela capital, além de diminuir os impactos da queima de combustíveis fósseis. A iniciativa ainda representa um avanço para a conquista da equidade de gênero, já que no país é considerado inaceitável que uma mulher ande de bicicleta, devido a crença de que o assento da bicicleta pode causar o rompimento do hímen.

Outra proposta também vencedora foi a do aplicativo Olio, co-criado pela estadunidense Saasha Celestial One. A ideia tem o objetivo de criar uma rede para compartilhar alimentos entre pessoas que moram em uma mesma região. “É também uma questão de falta de comunicação. O desperdício é muito grande, por isso o intuito do aplicativo também é que as pessoas entendam que 20 segundos do dia podem ajudar nessa questão”, explicou Saasha quando questionada sobre o que motivou sua criação, que já tem mais de um milhão de downloads.