Muito vem se falando sobre direito autoral e sua importância, principalmente dentro da comunicação contemporânea que envolve questões atreladas às plataformas de redes sociais. Com essa proposta, a Faculdade Cásper Líbero lança o novo Curso Livre “Direito Autoral 4.0: cotidiano e futuro das profissões comunicacionais”.

Confira algumas curiosidades sobre o tema:

Direito Autoral 4.0: cotidiano e futuro das profissões comunicacionais

1. A depender do caso, a pessoa que violar direitos autorais pode ser condenada a até 4 anos de prisão.

2. Uma obra pode ficar protegida por direito autoral no Brasil por até 70 anos.

3. Adele está sendo processada por copiar a melodia composta pelo brasileiro Toninho Geraes e interpretada por Martinho da Vila e pela cantora Simone, na música “Mulheres” (1995). O compositor afirma que a melodia da música foi utilizada pela cantora em sua faixa “Million years ago” (2015), do álbum “25”.

4. Cerca de 15 mil brasileiros receberam e-mails de um grande estúdio de Hollywood exigindo pagamento de uma multa de R$250,00 por baixar filmes online, no começo deste ano (2022). Os usuários receberam notificação extrajudicial (fora do âmbito processual da justiça) de um escritório de advocacia com sede no Rio e em Porto Alegre (RS), que representa os estúdios da Millennium Media desde 2020.

5. Gilberto Gil já foi Ministro da Cultura do Brasil (2003-2008) e é considerado uma das figuras mais importantes nos avanços das discussões brasileiras sobre direitos autorais, software livre e liberdade digital.

Ministradas pelo Prof. Me. Victor Varcelly e pela Mestranda em Direito e Desenvolvimento na FGV Tatiane Guimarães, as aulas buscam aprofundar e abordar na prática perspectivas do direito autoral a partir de uma visão comunicacional, capacitar o aluno para atuar no mercado de conexões a produções de direito autoral e para refletir sobre os desafios tecnológicos da atualidade quanto ao uso de novas mídias, além de tensionar e problematizar as perspectivas práticas e teóricas sobre direito autoral no contexto atual e futuro.

O curso “Direito Autoral 4.0: cotidiano e futuro das profissões comunicacionais” será realizado na Faculdade Cásper Líbero (Av. Paulista, 900) entre os dias 25 e 29 de julho, das 19h às 22h.

Clique aqui para saber mais e se inscrever!

Conheça também outros Cursos Livres da Cásper.