Por Manuela Montez, da equipe de assessoria da Fundação Cásper Líbero

No dia 10 de novembro, a Faculdade Cásper Líbero sediou o evento “Diversidade e Inclusão: balanços e experiências”. Aberta ao público, a palestra contou com a presença dos professores Bruno Carramenha, Relações Públicas e Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, atualmente sócio-diretor da 4CO | Cappellano&Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional e Lia Calder, diretora executiva da 4CO.

Carramenha explicou um fenômeno muito comum atualmente: “O ‘Paradoxo da gestão da Diversidade’ ocorre quando notamos mais visibilidade nas mídias e em nossos locais de trabalho, como posters e palestras pontuais. Porém, o sentimento de que você não pode ser quem realmente é para chegar a um cargo mais alto, por exemplo, permanece”.

A professora Calder apresentou dados e pontuou o fato de as empresas estarem mais atentas à diversidade ultimamente, mas alertou que a inclusão propriamente dita ainda é um desafio no mundo corporativo.

Aliás, como o tema diversidade entrou em ascensão nos últimos tempos, as empresas podem usar isso para benefício próprio e não por realmente acreditarem nas propostas. Carramenha explica: “Seguem o tema da moda para conseguir mais dinheiro, esse assunto só vai para frente com pessoas que possuem a crença pessoal no tema”.

“Nossa missão [da gestão de D&I] é alastrar, dentro do mundo corporativo, as políticas de inclusão e manter o contexto de igualdade”, Lia complementou, além de finalizar a conversa com dicas de como evoluir dentro das organizações.

Logo depois da apresentação dos professores, Palloma Rocha, consultora de RH da BNP Paribas CARDIF, apresentou seu case:

“No ano de 2022, traçamos um plano estratégico para seguir medidas de Diversidade, Equidade e Inclusão, denominado Comunidade DEI. O projeto é composto por dois pilares, sendo eles a implementação de novas formas de trabalho e a utilização de dados como aliados no processo”.

Palloma expôs desafios, estratégias, ações e resultados da empresa, possibilitando uma perspectiva prática dos conteúdos apreendidos anteriormente pelo público.

Por fim, os professores Bruno Carramenha e Lia Calder entregaram os certificados aos alunos do Curso Livre de Diversidade e Inclusão, realizado de forma on-line na semana anterior ao evento presencial.

Confira a galeria de fotos:

previous arrow
next arrow

previous arrownext arrow

Slider