Lançamento do livro: 20/4, das 17h às 20h. | Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista, 509)

Para que as emissoras de televisão tomem decisões acerca da estruturação e alterações de suas grades de programação, fatores como prestígio, audiência e faturamento são considerados. Assim, o livro Programação de TV: conceitos, estratégias, táticas e formatos, do Prof. Dr. Renato Tavares Junior, apresenta e explica, pela primeira vez em Língua Portuguesa, os principais conceitos, estratégias, táticas e formatos que norteiam as decisões sobre a estruturação e as alterações das grades de programação de emissoras de TV.

A obra pode auxiliar a gestão de emissoras quanto à localização dos programas na grade, de formato e conteúdo dos programas, de personagem, elenco e narrativa. Também discute as estratégias e práticas transmidiáticas e analisa como a convergência de mídias, os aplicativos e as redes sociais influenciam nas formas como o público consome a programação televisiva.

Sob uma contextualização também mercadológica, o lançamento esclarece as principais métricas de aferição de audiência televisiva, bem como do investimento publicitário que integra os meios de negócio das emissoras. Nesse sentido, são detalhados os formatos de venda de espaço, as demandas autopromocionais de divulgação da programação e a busca pelo público e anunciantes.

Em “Programação de TV: conceitos, estratégias, táticas e formatos”, o autor também discute a relação entre a televisão e o tempo. A partir da ideia de transmissão contínua, a obra perpassa pelas especificidades presentes nos programas gravados ou ao vivo. Sobre esse tema, o autor enfatiza as noções de “tempo atual” e “tempo real”, além da ligação estabelecida pela atmosfera dessas produções com a ambiência do espectador.

O lançamento já pode ser adquirido em plataformas parceiras e no site da Editora Appris.

Sobre o autor

Renato Tavares Junior é Doutor em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Pela ECA-USP, é Mestre em Ciências da Comunicação na área de Interfaces Sociais da Comunicação, e possui Bacharel em Comunicação Social – Rádio e Televisão. Na Faculdade Cásper Líbero, Renato é coordenador da Produtora Experimental e da Rádio Gazeta Online, e professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio, TV e Internet. Entre os veículos que já atuou, encontra-se Globo.com, TV Globo, TV Bandeirantes, Rádio Trianon e TV USP. Tavares já desenvolveu também produtos para empresas como Telefônica e Nestlé.

Prof. Dr. Renato Tavares Junior, autor do livro Programação de TV

Renato Tavares Junior