fcl-reader

Em meio ao concorrido mercado de trabalho da comunicação, o estudante da Faculdade Cásper Líbero conta com um diferencial. Afinal, ele tem à sua disposição a Fundação Cásper Líbero, mantenedora da Faculdade, que conta com diversos órgãos nos quais o aluno tem a oportunidade de estagiar.

O estágio na FCL é uma forma que o Casperiano encontra para adentrar o mercado de trabalho sem nem mesmo sair do ambiente da Cásper. Tudo isso colocando o foco em aliar o conteúdo aprendido na Faculdade com a prática diária da profissão.

“A Fundação sabe muito bem lidar com a questão do estagiário. É claro que existe uma grande cobrança, mas ao mesmo tempo existe o reconhecimento. Eles cuidam muito bem da gente, eles sabem lidar, sabem valorizar, dão atenção e todo o benefício que a gente precisa. E isso acaba estimulando o aprendizado. Somos tratados como funcionários, temos responsabilidades que não teríamos em outros lugares. Isso nos ajuda a estar à frente de outras pessoas que não tiveram a oportunidade de estagiar aqui dentro”, disse Juliana Yamaoka, aluna do 4º ano de Jornalismo e estagiária na Central de Esportes da TV Gazeta.

A FCL oferece vagas para os quatro cursos de graduação: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas. Mas, afinal, do que o candidato precisa para poder começar a estagiar? Simara Thomaz, analista de Recursos Humanos responsável pela contratação dos funcionários da Fundação, responde:

“Depende da vaga. O mais importante é saber a área que você quer estagiar e o que nós pedimos para cada vaga. Por exemplo, na área de criação, de Publicidade, existem softwares muito específicos, e às vezes a Faculdade proporciona só o básico. Então o aluno precisa ir atrás de cursos por fora. Quando estiver fazendo os trabalhos da faculdade, isso vale para os outros cursos também, é importante também ir montando um portfólio. Além de tudo, a pessoa tem que gostar e ter interesse pela área”.

Como candidatar-se?

Antes de tudo, o aluno precisa estar no mínimo no 2º ano de seu curso. Outra exigência do RH é a presença do estudante no Dia do Estágio, evento organizado pela Faculdade anualmente. Neste ano, ele está previsto para o dia 15 de setembro.

Lá, preenche-se um formulário com as áreas de interesse e o nome do aluno é cadastrado. Depois, é preciso ficar de olho nas oportunidades através do quadro de vagas presente no 5° andar da Faculdade e da Central de Vagas, disponível no Portal do Aluno. Confirmada a candidatura, o Casperiano é contatado pelo RH e tem um dia e hora marcados para iniciar o processo seletivo.

Em quais áreas o aluno pode estagiar?

JORNALISMO

• Rádio Universitária
  • TV Gazeta (jornalismo ou esportes)
  • Gazeta Esportiva
  • Assessoria de Imprensa da FCL

RÁDIO, TV E INTERNET

• TV Gazeta (produção e operações)
  • Rádio Universitária e Gazeta FM
  • Comunicação Social

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

• TV Gazeta (criação)
  • Comunicação Visual
  • Computação Gráfica
  • Marketing Comercial
  • Operações Comerciais/Merchandising (OPEC)

RELAÇÕES PÚBLICAS

• Centro de Eventos

Diferenciais

Funcionários da Fundação Cásper Líbero no departamento de Comunicação Social no Edifício Gazeta, em São Paulo.

Para a Fundação Cásper Líbero, esta é a possibilidade de contar com um futuro profissional de qualidade que estuda em uma Faculdade bem conceituada no meio da comunicação.

“A Cásper oferece bons estagiários, é uma faculdade de ponta, onde o aluno entra por uma seleção, com vestibular e nota de corte. O pessoal que entra e aparece para as vagas de estágio, em geral, é de um nível bom, sabe escrever bem e muitas vezes conhece outras línguas”, disse Marcelo Belpiede, editor adjunto do site Gazeta Esportiva, um dos órgãos onde o estudante de Jornalismo da Cásper pode concorrer a vagas.

O site conta com diversos funcionários em sua redação, desde editores até repórteres e fotógrafos. Destes, aproximadamente 50% são estudantes da Cásper e saem da empresa prontos para o mercado de trabalho devido à imersão no ritmo jornalístico, ao qual são submetidos de forma rápida.

“A gente queima etapas até pela necessidade do veículo. O ideal seria o estagiário ser acompanhado por algum gestor nas primeiras pautas para ver como se entrevista, como se escreve as matérias. Mas às vezes temos que colocar o estagiário direto ‘no fogo’. O lado bom é que, quando você está formado, você já tem experiência há mais tempo”, acrescentou Marcelo.

“Colocar a mão na massa”, aliás, é o grande objetivo proposto pela Fundação. Rafaela Carreão, responsável pela avaliação semestral dos estagiários Casperianos, ressaltou a satisfação que ambos os lados têm com o sistema.

“A gente consegue com que nossos estagiários aprendam de verdade, porque eles são realmente colocados na prática, no dia a dia das áreas. Isso é imprescindível para o desenvolvimento deles. Até para que eles possam conhecer e ter certeza daquilo que querem. Os estagiários saem muito satisfeitos daqui, porque eles realmente colocam a mão na massa, e os gestores também. Para eles, além de ter um estagiário que possa contribuir com as atividades, há a possibilidade de ensinar e desenvolver futuros profissionais”, explicou Rafaela.

Tudo em casa

Redação da Gazeta Esportiva (Foto: Sérgio Barzaghi/Gazeta Press)

Para o aluno, além da facilidade de estagiar no mesmo prédio onde estuda, há um sentimento de reconhecimento. Afinal, a grande maioria das chefias e dos funcionários é ou ex-estagiário ou ex-Casperiano. Ou seja: tudo está em casa.

“As chefias estão preparadas para nos receber. Estão sempre prontos a atenderem nossas dificuldades. Eles se veem na gente. Existe o reconhecimento e uma troca bem positiva”, falou Juliana Yamaoka.