No último dia de aula, estudantes da pós-graduação em Jornalismo Esportivo fizeram uma visita monitorada aos estúdios e redação da TV Gazeta com a professora e apresentadora do Gazeta Esportiva, Michelle Giannella. Com a conclusão da especialização para alguns deles, as experiências sobre o processo de aprendizagem durante a realização do curso são reveladas.
No balanço final, a turma que começou a pós-graduação em fevereiro de 2023 sai realizada do curso.
“Tenho formação em Rádio, TV e Internet, e foi interessante me aprofundar no jornalismo voltado pro esporte onde tudo fica mais interessante e desafiador na mesma proporção. Conheci profissionais incríveis, tanto os professores que com maestria passaram seus conhecimentos e os convidados que acrescentaram mais ainda às aulas”, disse Denise de Faveri, radialista e recém pós-graduada.
Denise, que trabalhou na NSports e na CazéTV durante o curso, sente que se tornou uma profissional melhor por conta da pós-graduação.
“Com certeza, a pessoa que entrou é completamente outra, uma pessoa cheia de inseguranças profissionais que, com o decorrer do curso e das aulas, conseguiu ir se encontrando e entendendo onde poderia sonhar em chegar; saio também sabendo ter um olhar crítico, para tudo na área e para mim mesma”.
João Pedro Ferreira, 22 anos, jornalista e narrador na RP2 Sport Marketing e na Zapping, conta que mudou em alguns pontos durante o curso.
“Mas o principal foi realmente a postura na apresentação televisiva. Apesar de ter uma naturalidade anteriormente, algumas aulas foram importantes para melhorias que eram necessárias e, hoje, me sinto mais pronto para o mercado”.
Ele diz que aprimorou seus conhecimentos:
“Foi muito importante, um tempo de muito aprendizado e novos conhecimentos. Sem dúvida, meu repertório foi enriquecido”.
Para o radialista Breno Mendonça, de 25 anos, a pós-graduação em Jornalismo Esportivo foi marcante.
“Foi uma experiência emocionante em todos os sentidos, nunca me senti tão feliz e grato; esses momentos foram inesquecíveis na minha vida”.
O estudante ainda ressalta que conseguiu se soltar um pouco mais graças às aulas.
“Minha personalidade sempre foi marcada por uma natureza tímida. No entanto, algumas aulas práticas, como em Locução, Apresentação e Reportagem, revelaram a possibilidade de aprimorar minha voz, postura e habilidades de projeção”.
A pós-graduação é um ótimo lugar para conhecer pessoas que atuam na área e que tenham interesses em comum, como explica Renan Ferrari, 35 anos, dono e fundador do canal Esporte Conta.
“Uma experiência fantástica, cercado de pessoas que nutrem o mesmo amor que eu pelo esporte – e que lutam pela realização de seus sonhos. Um banho de inspiração regado a conhecimento, networking e reflexão”.
Além de muito aprendizado, o curso proporcionou também networking aos pós-graduandos. Na teoria e na prática, os estudantes puderam adquirir conhecimento com docentes que atuam no mercado de trabalho.
A pós-graduação se tornou uma porta de entrada para os profissionais conquistarem oportunidades na área, como relata Denise.
“Como o curso é rotativo, nós temos contato com pessoas que estão no final ou no meio do curso, logo mais influentes no meio que queremos. Com o networking na sala de aula, tive oportunidade de freelas em eventos bem legais, como Pan- Americano e Campeonato Paulista”.
“A possibilidade de conhecer jovens profissionais extraordinários, bem como a ampliação do meu leque de conhecimento dentro do cenário esportivo, e a aplicação deste conhecimento na minha plataforma digital – o Esporte Conta”, diz Renan, foram fundamentais.
Para João Pedro, os contatos e as aulas práticas também foram fundamentais.
“Creio que pude me soltar um pouco mais, melhorar a forma como me portava em frente às câmeras, além de um importante networking. Além disso, pude ter uma oportunidade de trabalho com um dos palestrantes”.
Breno concorda com João Pedro: “Isso teve um impacto significativo em minha vida e despertou o desejo de seguir uma carreira nesse campo. Os trabalhos me transformaram em uma pessoa com mais projeção”, relata Breno, que se sente muito mais preparado para atuar na área que tanto gosta.
Os estudantes que finalizaram o curso no primeiro semestre de 2024 falaram sobre o que mais sentirão falta. Para Denise, é o ambiente escolar, a convivência com os colegas.
“Os encontros semanais com certeza como um todo, os professores que foram se despedindo no decorrer dos semestres deixando um sentimento de nostalgia. Assim como os amigos que nos acostumamos a ver e ter trocas toda semana. Espero encontrar cada um deles, tanto professores quanto alunos, no cotidiano de trabalho em um futuro. Encerrar o curso foi um misto de dever cumprido.”
Para João Pedro,
“Sem dúvida alguma, a aula prática nos estúdios, com destaque para a disciplina ministrada pelo professor Celso Cardoso”.
Já Breno sentirá “saudades da convivência, dos encontros na sala às terças e quintas-feiras, junto de pessoas incríveis e talentosas, cheias de entusiasmo”.
Renan valoriza esse período de aprendizado.
“Quando aproveitamos intensamente o fluxo natural das coisas, nossa energia é melhor aplicada na motivação do passo adiante que na saudade da caminhada anterior”.
Boa sorte aos novos especialistas em Jornalismo Esportivo em suas respectivas carreiras!
Este conteúdo faz parte da Newsletter Pós na Cásper, uma iniciativa dos cursos de Pós-Graduação lato sensu da Faculdade Cásper Líbero, que informa e divulga as produções realizadas pelos estudantes que desejam aplicar o conhecimento adquirido em suas atividades profissionais nas organizações, ou querem realizar novos projetos, como transição de carreira ou inovação nas funções que já exercem. Iniciativas e perfis de docentes, além de agenda sobre eventos (como aulas magnas e abertas, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, entre outros) também são o foco da publicação.
Para sugerir pautas para a newsletter, envie um e-mail para [email protected]. Para receber o boletim mensal, inscreva-se pelo formulário abaixo: