Durante o mês de abril, o professor e mestre Joubert Brito desenvolveu, junto aos alunos da disciplina de mídia dos terceiros anos do curso de Publicidade e Propaganda, uma atividade diferente e desafiadora.

O projeto teve como objetivo promover o contato entre as agências experimentais formadas pelos(as) alunos(as) e as agências de mídia selecionadas pelo professor. Cada grupo ficou responsável por entrevistar funcionários de uma delas, coletando, assim, algumas informações como o histórico da agência, suas principais atribuições, a organização de contas, os avanços de formatos da mídia, a hierarquia dos departamentos e, também, cases de sucesso. Todos esses dados tiveram que ser entregues em forma de e-book.

A aluna Giovanna Uchoa (participante da agência Boreal, grupo responsável pelo contato com a Agência Suno United Creators) contou que a entrevista com a Lica Bueno, sócia e CSO na Suno, foi uma experiência enriquecedora, já que a profissional compartilhou toda sua visão de mercado e detalhes sobre a estrutura diferente com a qual trabalham.

Clique aqui para conferir o trabalho dos alunos da agência Boreal.

O professor Joubert afirma:

“Realizar este tipo de atividade tem como princípio norteador a integração entre ambas as partes, assim os alunos entendem o processo e as necessidades mercadológicas de uma agência, e as agências entendem o comportamento mutante dos estudantes.  Todo funcionamento estratégico, as etapas de um trabalho publicitário e como dar andamento com essa nova cabeça estratégica, olhos ágeis e voz ativa na execução dos projetos ligados ao cenário da mídia. Cabe salientar que todas as agências selecionadas foram solícitas com os alunos, alguns ex casperianos deram entrevista e já estão em posição de coordenador e direção de mídia, mostrando todos os avanços e formatos de atendimento in house e valorização de ações que impulsionam performance digital e o e-commerce.”

Outra aluna envolvida no projeto foi Bruna de Crecci, integrante da agência MURANIO. Seu grupo entrevistou funcionários da Agência Oliver.

“Esse trabalho foi desafiador e surpreendente, ao mesmo tempo, porque ao entrar em contato com os funcionários, nós não sabíamos muito como abordá-los, pedir ajuda e certas informações. Então, tivemos que trabalhar esse lado que envolve habilidades em networking. E, como o contato foi feito pela plataforma LinkedIn, a qual possui um ambiente profissional, senti que exigiu da gente essa postura e adaptação de linguagem para nos comunicarmos com profissionais que não conhecemos e que, no futuro, podem até ser nossos colegas de trabalho.” Bruna de Crecci

Clique aqui para conferir o trabalho dos alunos da agência MURANIO.

Feliz com o resultado do projeto, o professor ressalta que os desafios impostos por movimentos de novos negócios e mudanças institucionais ocorridos em 2020, devido à pandemia, foram bem demonstrados nos cases. Além disso, conclui que os alunos apresentaram formas de adequação ao planejamento, remuneração por projetos e rentabilidade dos investimentos em mídia, considerando novas tendências e atuais parcerias entre agências e anunciantes. Ele ressalta que:

“Mesmo em formato remoto pela plataforma TEAMS, foi impecável a organização, persuasão, tempo de apresentação, clareza e materiais desenvolvidos como o e-book e a qualidade de argumentação”.

Abaixo você pode conferir a lista completa com as agências participantes e os trabalhos realizados:

Agências:

MURANIO – Oliver