INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Por Gustavo Nascimento

Nos dias 21 e 22 de junho (terça e quarta-feira), das 19h30 às 21h, será realizado o primeiro evento da série “Diálogos Emergentes na Comunicação”, que será dedicado à obra do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, autor de diversas obras que tangenciam temas contemporâneos da Comunicação, como “Sociedade do cansaço”, “Sociedade da Transparência” e “No enxame”.
Convidada para o segundo dia do evento, a Profª Elizabeth Saad Corrêa (ECA-USP) conversou com a nossa equipe sobre o evento e destacou também a importância de incluir Chul Han ao lado de outros autores contemporâneos e que são clássicos nos estudos de Comunicação, como Dominique Wolton e Marshall McLuhan.

Confira a entrevista abaixo:

Cásper Líbero – Como avalia a iniciativa do seminário como parte da série Diálogos Emergentes na Comunicação e a sua expectativa para este evento?

Elizabeth Saad – Considero como fundamental os programas de pós-graduação realizarem eventos interprogramas, com a participação de vários grupos de pesquisa dentro de uma temática mais contemporânea e que engaja os alunos. Acredito que, desta forma, conseguimos ampliar os horizontes e o diálogo. A Cásper está de parabéns por esta iniciativa.

Cásper Líbero – Qual a importância de Byung-Chul Han para os estudos da comunicação e sua relação com as mídias digitais, aceleração e excesso de informação?

Elizabeth Saad – Vamos entender o seguinte: O Han é um autor muito recente, — apesar de os escritos dele não serem exatamente tão recentes, — e ele busca entender a sociedade contemporânea. O Han é um filósofo de formação com abordagem filosófica e sociológica do entendimento da nossa sociedade atual, não apenas do mundo digital, mas das transformações que a sociedade ocidental vem sentindo desde que a internet começou a protagonizar o nosso cotidiano. Ele se concentra não só nas mídias digitais. A obra se estende pelas questões dos relacionamentos humanos, do contexto emocional e do contexto social que hoje nos cercam e que, muitas vezes, são contextos um tanto opressivos, um tanto acelerados, modificando o nosso comportamento por conta de querer participar da sociedade. É importante estudar não apenas o Han. No processo de pesquisa em comunicação, caso o pós-graduando queira trabalhar a questão da transformação da sociedade por causa das mídias digitais ou da digitalização, o Han é um dos autores que precisam estar na bibliografia associado a outros. Fazer correlações com [Dominique] Wolton e [Marshall] McLuhan, por exemplo.

Cásper Líbero – Qual será o foco de sua participação no evento?

Elizabeth Saad – Neste evento, vamos apresentar um cenário do que é a obra do Han e como a podemos aproveitar esse conteúdo em nossas pesquisas. Por isso, em nome das minhas colegas queridas que estão no painel, as professoras Daniela Osvald Ramos e Stefanie Carlan da Silveira, e as organizadoras Profª Carolina Terra e Michelle Prazeres, eu convido vocês para participar deste evento tão importante. Espero todos lá.

Sobre o evento

Local: Canal da Faculdade Cásper Líbero no YouTube
Dias 21 e 22 de junho (terça e quarta-feira), das 19h30 às 21h.
Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/dialogos-emergentes-na-comunicacao-a-contribuicao-da-obra-de-byung-chul-han__1572700