INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

 

Duas jornalistas ligadas à Faculdade Cásper Líbero estão na linha de frente do maior evento de jornalismo investigativo da América Latina. Cristina Zahar, formada em Jornalismo pela Cásper Líbero em 1986, é responsável pela organização geral do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Maria Cleidejane Esperidião, que ingressou como professora na pós-graduação no primeiro bimestre de 2020, foi sua assistente e coordenou a curadoria do evento.

Pela primeira vez, o congresso da Abraji será 100% online e acontece nos dias 11 e 12 de setembro. As inscrições são gratuitas devido ao impacto econômico provocado pela pandemia nas redações, que fez com que muitos jornalistas perdessem o trabalho e/ou tivessem salários e jornada reduzidos. Quem tiver condições de contribuir, será convidado a colaborar com qualquer valor para fortalecer o trabalho da Abraji.

“Foi um desafio enorme fazer o Congresso, que é um evento tradicional, de forma online. Mas graças à colaboração da comunidade jornalística, temos certeza de que montamos um conteúdo eclético e de qualidade. Estamos aprendendo muito ao longo do processo e contamos com o feedback dos participantes para construir um congresso ainda melhor em 2021″, diz Cristina Zahar, secretária executiva da Abraji.

“Reunimos nomes importantes no cenário doméstico e mundial. A possibilidade de acessar o conteúdo mesmo depois da transmissão permite que qualquer estudante no Brasil se alimente das discussões mais robustas sobre o jornalismo”, afirma a gerente executiva da Abraji, Maria Esperidião.

Clique aqui para saber mais e fazer sua inscrição.

 

Seminário de Pesquisa e Domingo de Dados

Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji também promove debates importantes em dois outros eventos. O VII Seminário de Pesquisa, agendado para 10 de setembro, discute pesquisas acadêmicas sobre jornalismo investigativo.

Outro evento paralelo ao Congresso é o Domingo de Dados, que será no dia 13 de setembro, uma maratona de cursos de jornalismo de dados. Este ano estão confirmadas as participações de ao menos 15 convidados internacionais nos dois dias do Congresso, como Nikole Hannah-Jones, repórter do New York Times especializada em cobrir questões raciais e que lançou o projeto 1619, iniciativa multimídia em que faz uma revisão da história da escravidão nos Estados Unidos.

Entre os palestrantes e debatedores confirmados estão Jason Stanley, autor de Como Funciona o Fascismo – A Política do “Nós” e “Eles”; Craig Silverman, do BuzzFeed do Canadá, um dos maiores especialistas em desinformação; Neena Kapur, especialista em doxing (exposição de dados pessoais na internet) do New York Times; Cécile Prieur, responsável pela equipe de inovação do Le Monde; Sally Lehrman, do Trust Project; Meera Selva, diretora do programa de bolsas do Reuters Institute for the Study of Journalism; e Jeff Jarvis, diretor do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism da City University of New York e autor de “O que o Google faria?”.

 

Formato

Em 2020, a Abraji manteve os 5 eixos tradicionais do Congresso (trabalhos e jeitos de fazer; cenários e tendências; jornalismo sob ataque; aprendizado e teoria; e aprendizado e prática).

Eles estão inseridos em diferentes modelos: Palestra (exposição de apenas um convidado(a), seguida de perguntas feitas pelo(a) mediador(a), Painel (exposição com convidados(as) que discutem o mesmo tema); Bastidores de Reportagem (quando profissionais discutem seus processos de apuração/edição) e Minicursos (sem a necessidade de prática no computador).

Na versão digital, em um esforço para garantir qualidade, bem-estar e tranquilidade para palestrantes e participantes, algumas palestras serão gravadas, outras transmitidas ao vivo e algumas serão gravadas, mas com sessão de perguntas e respostas ao vivo após o streaming.

 

Serviço

15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

11 e 12 de setembro de 2020

Inscreva-se em congresso.abraji.org.br