Por Isabella Fonte, da equipe de Mídias Digitais da Faculdade

Fotos: Todas as imagens foram enviadas pelas entrevistadas

A Expocom Sudeste 2022, realizada entre os dias 26 e 28 de maio na PUC Minas, em Poços de Caldas, premiou dois projetos de ex-alunos de Relações Públicas da Cásper Líbero, desenvolvidos em 2021 como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A etapa regional do Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) faz parte da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

O projeto Pravaler – caminhos para a educação acessível foi o vencedor na categoria Relações Públicas e Comunicação Organizacional, na modalidade Planejamento Estratégico de Relações Públicas ou Comunicação Organizacional. Orientado pela Profa. Ágatha Paraventi, a produção foi desenvolvida pelos alunos Amanda Andrade Aguiar, Julia Balint de Andrade e Luã Carvalho, que representaram a agência Neoset.

Julia Balint de Andrade, Luã Carvalho e Amanda Andrade Aguiar

Já na categoria Produção Transdisciplinar, o projeto Rumo à superfície: planejamento de Relações Públicas para Frezze Logística venceu na modalidade Projeto de Comunicação Integrada. Sob orientação da Profa. Vânia Penafieri, as alunas Amanda Hein e Maria Luiza Bragança apresentaram o trabalho pela agência Manavu.

Amanda Hein e Maria Luiza Bragança

Os projetos casperianos vencedores na etapa regional serão finalistas, em suas respectivas categorias, na etapa nacional do Prêmio, que ocorrerá no Congresso Intercom entre os dias 5 e 9 de setembro, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Considerado um dos eventos de maior prestígio da área de Pesquisa em Comunicação, o congresso é promovido em âmbito nacional pela Intercom e recebe, anualmente, uma média de 3,5 mil pessoas, incluindo pesquisadores e estudantes do Brasil e do mundo.

Para Julia Balint, a preocupação da agência Neoset em promover uma transformação positiva na sociedade foi um dos grandes motivos para a escolha do cliente Pravaler, fintech que atua no financiamento estudantil privado.

“Acreditamos que nós, como profissionais de relações públicas, temos uma oportunidade única de ajudá-los a ampliar esse impacto. O principal problema de comunicação apontado durante a prospecção foi a falta de reconhecimento da sociedade em relação ao impacto que eles promovem. Esse problema pode ser solucionado diretamente por estratégias de relações públicas, e é isso que nos propusemos a resolver no trabalho.”

Maria Luiza Bragança afirma que a Frezze Logística, startup de logística de alimentos congelados e resfriados, representou os ideais que a agência Manavu buscava: os de inovação e comprometimento com o seu negócio. A casperiana também enxerga que a realização do projeto de TCC trouxe muitos aprendizados pessoais e profissionais:

“Além dos conhecimentos técnicos que nos foram requisitados, desenvolvemos soft skills muito relevantes para o mercado profissional, como gestão de tempo, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, entre outros.”

Como finalistas do prêmio oferecido pela Intercom, instituição que estimula a produção científica de alunos e recém-graduados a mestres e doutores desde 1977, as casperianas estão confiantes para representar as suas agências nesta nova fase, pois o evento abre portas no mercado e traz visibilidade aos jovens profissionais da comunicação.

“Ficamos muito felizes ao ver que o nosso trabalho e dedicação estão gerando frutos e estão sendo reconhecidos, além de que ficou muito mais evidente como a atuação do relações-públicas é importante na sociedade. Estamos muito confiantes em relação ao nosso trabalho e reconhecemos o seu potencial.” – Julia Balint

“As expectativas são altas. Estamos nos preparando para que representantes da nossa agência possam comparecer presencialmente no evento, que acontecerá na Paraíba. Mesmo aguardando ansiosamente a competição em nível nacional, estamos muito contentes com a conquista do reconhecimento regional.” – Maria Luiza Bragança

A Cásper parabeniza os estudantes premiados pela Expocom Sudeste 2022 e deseja boa sorte na etapa nacional do Congresso Intercom!