A partir do dia 1º de agosto de 2022, assim como outras instituições de ensino superior, a Faculdade Cásper Líbero passou a produzir documentos inteiramente no formato digital. De acordo com a portaria nº 360, publicada oficialmente no dia 19 de maio de 2022 pelo Ministério da Educação, fica vedada a produção de novos documentos do acervo acadêmico no formato físico.

“Declarações, históricos escolares, programas de disciplinas, entre outros documentos, serão entregues por e-mail após o aluno solicitar pelo portal do aluno”, explica Carlos Anderson, supervisor da secretaria da Faculdade.

Além disso, documentos para fins de matrícula e demais atividades ligadas à vida acadêmica deverão ser enviados no formato digital pelos discentes, docentes e egressos em geral.

Com a mudança para o formato online, os prazos limite indicados para a entrega dos documentos seguem os mesmos, mas o envio deve ser mais rápido. A medida também irá contribuir com o meio ambiente, ao reduzir a impressão de novos documentos.

Confira a nota na íntegra.

Atenciosamente,
Secretaria da Faculdade

Perguntas frequentes:

1 – O valor a ser pago na segunda solicitação continua o mesmo?
Sim, a primeira via é gratuita e a partir da 2ª via há uma taxa para emissão.

2 – Como serão coletadas as assinaturas dos documentos?
O documento já nasce digital, não há impressão dele. A assinatura ocorre com certificado digital de acordo com as normas vigentes.

3 – O diploma e o certificado também serão digitais?
Sim, toda documentação, atendendo à portaria do MEC Nº 360, de 18/05/2022, será digital. É vedada à instituição a produção física de documentos.

4 – Para quem se formou antes de 2022, já é possível solicitar documentos de forma digital?
Sim, a todos que solicitarem documentos, esses já serão digitais e o aluno receberá por e-mail.

5 – Onde serão armazenados esses documentos digitais?
Esses documentos ficarão armazenados em nosso GED – Gerenciamento Eletrônico de Dados, seguindo as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

6 – As solicitações de documento devem continuar sendo feitas pelo portal do aluno?
Sim, a solicitação deve ser feita pelo portal do aluno.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 3170-5854 / 5852 / 5982.