No período de 2 a 15 de Junho, sempre às segundas e/ou terças-feiras, às 18h, a Faculdade Cásper Líbero realiza o segundo ciclo de conversas ao vivo sobre “O futuro da comunicação pós-pandemia” no Instagram da Revista Esquinas.

A iniciativa é uma parceria do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) com o Núcleo Editorial da Cásper. As lives têm como convidados professores(as) pesquisadores(as) da Faculdade, falando sobre temas relevantes relacionados às suas pesquisas e buscando compreender o cenário da comunicação diante dos desafios apresentados pela pandemia de COVID-19.

O primeiro ciclo de lives foi realizado de 4 de maio a 1° de Junho. Participaram os(as) professores(as) Luis Mauro Sá Martino, Tatiana Ferraz, Helena Jacob, Rodrigo Ratier, Marcio Rodrigo Ribeiro, Tiago da Mota e Silva e Michelle Prazeres. No dia 1° de Junho, o primeiro ciclo se encerra com a Profa. Cândida Almeida.

O registro dos diálogos foi feito pelos repórteres da Revista Cásper e está disponível clicando aqui.

Confira o calendário das lives.

 

Data Tema Professor(a)
2/6 A dinâmica da produção de informação e os impactos do Coronavírus nos resultados futuros. Jefferson Mariano
8/6 Como as lives nos olham? Fabio Ciquini
9/6 Do Virtual ao “Real” – Constatações de uma vida profissional digitalizada no “novo normal” Pedro Nogueira
15/6 Algoritmização da vida Eduardo Nunomura

 

 

Abaixo, veja os detalhes sobre cada uma das conversas.

2/6 – Jefferson Mariano

A dinâmica da produção de informação e os impactos do Coronavírus nos resultados futuros

Nesta conversa, o assunto gira em torno dos impactos do Coronavírus sobre a produção de informações oriundas de pesquisas socioeconômicas, especialmente no que se refere à qualidade das informações disponíveis. A partir dessas constatações, o professore apontará as limitações na utilização dessas informações por parte dos profissionais de comunicação e da sociedade. Lei de acesso à informação, subnotificação e transparência são outros dos tópicos que serão abordados.

 

8/6 – Fabio Ciquini      

Como as lives nos olham

O que as lives mostram? As imagens se alimentam dos nossos olhares, nossas miradas fazem com que elas ganhem vida. Durante a quarentena, as transmissões de lives vêm crescendo exponencialmente, o que sugere que elas continuarão frequentes no pós-pandemia. Como entender nosso interesse por elas e pelas imagens em geral? Existe fronteira entre o público e o privado no formato? Como as lives nos olham? Quais impactos em nossas sociabilidades? De que modo a pandemia e a quarentena mudam nossa relação com as imagens? Naquilo que se convencionou chamar de “sociedade do espetáculo”, conforme apontou Guy Debord há mais de 50 anos, esta conversa vai questionar e dialogar sobre o papel das imagens em nossas vidas. Elas se tornam fundamentais, em especial neste momento de distanciamento social e aproximação das telas.

 

9/6 – Pedro Nogueira

Do Virtual ao “Real” – Constatações de uma vida profissional digitalizada no “novo normal”

O que Levy preconizava como Virtual, aquele ambiente que, enquanto potencia, tem a capacidade de simular o “real”, passou a ser a nova realidade. Quais impactos teremos nas relações empresariais a partir de agora? Como organizações e consumidores reagirão a essa nova configuração do mercado? Qual o papel das Relações Públicas nesse contexto digitalizado? Na live com Pedro Nogueira, essas questões serão discutidas.

 

15/6 – Eduardo Nunomura

Algoritmização da vida

No período da pandemia, estamos ainda mais conectados mediados por telas. Nossa vida, que já passava por um processo de algoritmização, está ainda mais atravessada pelos nossos hábitos de consumo digitais. Estamos sendo monitorado e gerando dados o tempo todo. Será que estamos seguros? Como podemos estar? O que são os algoritmos e como eles incidem na nossa vida e nos nossos comportamentos?