INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Professor Ninho Moraes dá dicas para participar em concursos | Crédito: acervo pessoal

A maioria dos festivais audiovisuais nacionais e internacionais abrem suas inscrições no começo do ano. Ninho Moraes, cineasta e professor no curso de rádio, TV e internet indica festivais para interessados em apresentar seus trabalhos e os cuidados que devem tomar na hora da inscrição.

No Guia Kinoforum é possível encontrar festivais do Brasil e do mundo e, em alguns casos, fazer a inscrição já pelo site, que está implantando cadastro único e válido para mais de um festival.

Temas como animação, fotografia, infantil e meio ambiente, com enfoque em montanhas, entre outros, podem ser abordados por esses festivais.

A Brazucah é uma empresa de divulgação de cinema que também trabalha com festivais que podem ser interessantes para os estudantes.

O professor Ninho ressalta que a participação em todo e qualquer tipo de festival “dá quilometragem para que os alunos aprendam a conversar com os seus colegas de profissão e possam encontrar gente do mundo inteiro para trocar figurinhas”. Além de contar bastante no currículo, alguns festivais são remunerados.

Cuidados na hora da inscrição

Existem cuidados a serem tomados no ato da inscrição em festivais, como estar com todas as autorizações de imagem e de música em dia e ter seu filme e roteiro registrados na Biblioteca Nacional. Algumas mostras também exigem ineditismo do filme, o que impede a inscrição em mais de um concurso audiovisual.