Crédito: Centro de Eventos | Fundação Cásper Líbero

Professora de fotografia do curso de Publicidade e Propaganda, Camila Garcia dirige, em parceria com Renato Suzuki, a série de documentários média-metragem Foto.Doc, exibida no canal Arte1.

O Foto.Doc foi desenvolvido por Camila em sua monografia para a Pós-Graduação em Fotografia, entre 2003 e 2004. O projeto deu tão certo que a professora resolveu montar sua própria produtora, a “Famiglia Filmes”, e em parceria com dois amigos começou suas produções independentes. Desde 2005 já foram gravados 10 episódios.

“A intenção da série é fazer um panorama da fotografia brasileira contemporânea. Principalmente os fotógrafos que têm longa experiência e que ajudaram a construir a história da fotografia no Brasil”, conta Camila.

Os filmes apresentam a história de vida e a trajetória desses profissionais da imagem, a fim de compartilhar com o espectador (estudante ou fotógrafo “amador”) experiências, curiosidades técnicas e referências estéticas.

Fotografia ganhadora 1º Prêmio Esso de Jornalismo em 1960, por Sérgio Jorge

Em sua 1ª temporada, a série apresentou os fotógrafos Cristiano Mascaro, Carlos Moreira, Cássio Vasconcellos, Penna Prearo, Paulo Leite e Fernando Lemos..Já na 2ª temporada, conta as histórias de Sérgio Jorge, ganhador do 1° prêmio Esso de Jornalismo (categoria fotografia) em 1961; Gal Oppido, fotoartista inquieto que desenvolve experimentações acerca do corpo humano e objetos-memória; e Rui Mendes, fotógrafo retratista que documentou largamente a cena musical dos anos 80.

A experiência com o Foto.Doc também se reflete em sua dinâmica de sala de aula. Camila explica que o foco da série está no “processo de criação”, e nada melhor do que apresentar aos alunos o processo criativo da fotografia, com base na vivência do próprio fotógrafo.