Pesquisa? Agora? Este é o tema do 13º Seminário Teorias da Comunicação, que será realizado nos dias 11, 12 e 14 de setembro de 2020 via Microsoft Teams. O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa Teorias e Processos da Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, sob a coordenação do Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino, terá como público alunos da Cásper (Graduação e Pós-Graduação – especialização e Mestrado).

A prática de pesquisa está sempre ligada, de uma maneira ou de outra, às condições existentes para sua elaboração. Desde o início deste ano, com as transformações decorrentes da pandemia do Covid-19, as atividades acadêmicas vêm passando por diversas transformações no sentido de dar conta tanto das demandas práticas quanto dos prazos. Como ficam, nesse panorama, as condições subjetivas de elaboração dos trabalhos? De que maneira fazer pesquisa neste contexto? O Seminário endereça essas questões a partir da experiência de pesquisadoras e pesquisadores em diversos momentos da trajetória acadêmica.

Transformações na prática de pesquisa, mudanças de objetivos e objeto, transformações no método, condições de escrita e leitura durante a quarentena, produção científica na situação atual, espaço da ciência, e dos estudos de comunicação em particular, na sociedade são temas que serão discutidos nas apresentações das pesquisas realizadas pelos participantes do Grupo de Pesquisa Teorias e Processos da Comunicação.

Para se inscrever no Seminário, os alunos interessados podem enviar uma mensagem para o perfil do Prof. Luís Mauro Sá Martino na Plataforma Microsoft Teams, até o início do evento, para sua inclusão na sala virtual.

Confira a programação completa:

11 de setembro, sexta-feira

19h – Abertura
Fatime Ghandour

• Palestra
    Profa. Dra. Adriana Braga (PUC-RJ)
    Mediação: Beatriz Sálvia Nogueira e Karolyne Oliveira

20h30 – Mesa 1. Apresentação de pesquisas
Mediação: Tiemi Osato

• Fernando Gonzalez
    Música experimental, consumo midiático e experiência estética.
  • Dora Carvalho
    Vendendo livros no Instagram – Pequenas livrarias de portas fechadas e novas reconfigurações de comunicação em um cenário de pandemia.
  • Ana Paula R. dos Santos
    Comunicação face a face em uma organização em contexto de mudança: dispositivos interacionais e o circuito de comunicação.
  • Fabíola Balaratti Checchetto
    Brechas do instituído no mapeamento das ciências da comunicação na Itália.
  • Tiemi Osato
    Análise das narrativas presentes na página do Facebook “Guerreiras de Fé”.

22h – Encerramento

12 de setembro, sábado

9h – Mesa 2. Apresentação de trabalhos
Mediação: Fatime Ghandour

• Pedro Arthur Nogueira
    As assistentes virtuais como mediadoras do consumo.
  • Monique Sampaio
    “Aún hay Norte para nosotras”: um panorama da pesquisa em comunicacao feita por mulheres na Argentina.
  • Vanessa Neme Spirandeo
    A influência dos enquadramentos da narrativa política na construção social da realidade: entrevistas de Jair Bolsonaro como candidato.
  • Marcelo Henrique S. Rodrigues
    Os eventos como ambientes estruturantes da área de comunicação.
  • Fatime Ghandour
    Dispositivos comunicacionais em “O Diário de Anne Frank”.
  • Beatriz Carvalho
    Espaços, afetos e potências periféricas: um estudo sobre o Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú.
  • Fernanda Alcântara
    As transformações de uma década pelos traços de André Dahmer comunicação, relações sociais e tecnologias digitais nos quadrinhos dos anos 10.

12h – Encerramento

14 de setembro, segunda-feira

19h – Mesa 3. Apresentação de trabalhos
Mediação: Renata Koraicho Gonzaga

• Gabriela Gomes
    Eros pós-moderno: uma análise sobre o mito do amor romântico na publicidade em tempos líquidos.
  • Beatriz Sálvia Nogueira
    #20centavos e #vemprarua: os circuitos de circulação das hashtags durante as Manifestações de 2013.
  • Silvia Duarte
    As interações com as redes sociais do exército em SP nos tempos de pandemia.
  • Gabriel Bellemo Balog
    A Transição do Digi-Imaginário: uma análise do imaginário desenvolvido sobre os meios digitais em Digimon Adventure (1999) e Digimon Adventure 2020.
  • Rachel de Rosso Buzzoni
    Diante da lei: bastidores do processo de advocacy no Congresso Nacional / O acolhimento de refugiados na Espanha.
  • Francisco de Assis
    Ser repórter: uma questão de “habitus”.
  • Renata Koraicho Gonzaga
    Uma análise dos valores expostos nas dez maiores contas do Instagram no Brasil a partir de Nietzsche.

22h – Encerramento

Certificados

Ao final do Seminário, os participantes receberão um certificado emitido pelo Centro de Eventos da Fundação Cásper Líbero atestando a presença e o número de horas cursadas.

Validação de créditos do seminário: os mestrandos da Cásper Libero poderão validar créditos do seminário mediante a apresentação de cópia do certificado, relatório de participação e preenchimento do pedido de validação de créditos de seminário.